15 de Abril de 2000, APFN - Comunicado de imprensa

Interesses bem instalados contrariam exigências da APFN

Famílias Numerosas em reflexão sobre "Família e Educação"

Realizou-se no passado dia 13 de Abril, no auditório da Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo, o painel APFN "Família e Educação", integrado no ciclo de conferências e colóquios que a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas está a levar a efeito.

Após a abertura efectuada por Fernando Castro, presidente da Direcção da APFN, seguiram-se intervenções pela Dra. Rosário Carneiro, Prof. Doutor César das Neves e Dra. Fátima Fonseca.

A APFN fez os seguintes pedidos:

1 - Acabar de vez com tantas reformas no ensino;

2 - Publicitar as classificações dadas pelas escolas e as notas obtidas pelos mesmos alunos nos exames nacionais;

3 - Serem criadas melhores condições para os pais educarem os seus filhos;

4 - Criar o "Cheque Educação", de modo que os pais possam escolher a escola mais adequada para os seus filhos;

5 - Acabar-se com o escândalo dos livros escolares, com edições caras e que mudam todos os anos, sem qualquer necessidade que não seja alimentar alguns interesses.

O Ministro da Educação fez-se representar pela Dra. Teresa Gaspar, que encerrou a sessão.

Houve uma grande participação da assistência, onde se contava o Dr. Paulo Portas, presidente do PP, o Dr. José Cesário, deputado do PSD e o Prof. David Justino, coordenador do PSD para a área da Educação, representante da COFAP e representante da CGTP, para além de sócios, outros convidados e representantes de alguns órgãos da comunicação social. Para estas conferências, a APFN tem sempre enviado convites para todos os Grupos Parlamentares. A APFN agradece a presença de quantos aceitaram o seu convite.

Recorda-se que a primeira conferência realizou-se no dia 10 de Fevereiro, com o tema "Família e Solidariedade Intergeracional", pelo Dr. Bagão Félix. Esta conferência foi presidida por S. Exa a Ministra da Igualdade.

Seguir-se-ão:

1 de Junho - Família e Fiscalidade

13 de Outubro - Família na Europa e no Mundo

Ambas as conferências realizam-se no Paláco Foz, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às 21.30.

A entrada é livre.

[anterior]