Jornal de Notícias - 2 Abr 06

Família reorganiza-se com paragem lectiva

Pedro Araújo

Os professores e educadores de infância vão fazer agora uma paragem de duas semanas, com regresso marcado para o dia 18. Os alunos ficam nas Actividades de Tempos Livres (ATL) mais horas ou correm para os braços dos avós, a não ser que a adolescência já lhes permita alguma liberdade. Para ocupar o tempo, há programas para todos os gostos. A lista, que abaixo publicamos, é meramente exemplificativa e não há nada como procurar ainda mais opções.

Mas está a vida dos pais minimamente organizada para fazer face às paragens do período lectivo na Páscoa, Verão ou Natal?

Fernando Castro, presidente da Associação das Famílias Numerosas, considera que a vida se torna mais difícil durante estas paragens. "Vivemos num país onde ambos os pais trabalham e muito. Devia existir uma efectiva política de família, por forma a que os pais tivessem mais tempo".

"Ninguém quer as férias dos juízes", ironiza Fernando Castro. No entanto, lembra que o abono de família chega a ser tão elevado noutros países que um dos pais pode mesmo deixar de trabalhar ou fazê-lo em ´part-time´".

Maria José Viseu, presidente da Confederação das Associações de Pais, considera que a rede pública de ATL não preenche as necessidades, "caso contrário como se explica a proliferação de privados?"

Os centros ATL acabam por ser a solução mais cómoda para os pais que têm filhos nos jardins de infância ou no primeiro ciclo. Eles normalmente já asseguravam a guarda das crianças até às 17.30. Nenhum dos ATL públicos contactados pelo JN, quer em Lisboa quer no Porto, cobra mais pelas horas-extra em que os funcionários se substituem às educadoras ou professoras. Mas, como em tudo, há ATL e ATL. Alguns organizam actividades especiais (desportivas ou lúdicas) para estas épocas e outros limitam-se a confinar as crianças ao seu espaço habitual.

[anterior]