adere ao Plano +famili@ 
 
O BBVA - Banco Bilbao Vizcaya Argentaria aderiu ao Plano +famili@, através do qual proporciona um conjunto de facilidades financeiras aos sócios da APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, nomeadamente condições mais vantajosas em contas à ordem, na concessão de crédito ao consumo e à aquisição de viaturas e habitação. Neste conjunto de facilidades, é também incluído financiamento no acesso ao ensino superior.

A APFN agradece o gesto desta importante instituição financeira que, de uma forma tão concreta, se mostra sensível ao desafio que, por nós, foi lançado no sentido de fazer com que "Ser mais custe menos", contribuindo deste modo para que os pais possam ser livres de escolher o número de filhos que desejam.

Como é do domínio público, todos os indicadores sobre o estado das famílias em Portugal são negativos, com os resultados que estão bem à vista de todos.
Por exemplo, há 20 anos que a taxa de natalidade está abaixo da necessária para haver renovação de gerações, havendo, actualmente, um saldo negativo superior a 750.000 crianças e jovens, o que tem vindo a provocar o encerramento de escolas e irá, inevitavelmente, provocar, a muito curto prazo, o colapso do sistema de ensino superior, conforme reconhecido recentemente pelo Ministro Pedro Lynce.
 
Incompreensivelmente, tudo isto tem vindo a acontecer perante a indiferença dos governos que temos tido nestes últimos 20 anos!
 
Incompreensivelmente, tudo continua a ser feito para tornar impossível a já difícil missão dos casais com filhos, tanto mais quanto maior o seu número, em contraste absoluto com o que tem vindo a ser feito nos outros países ocidentais, europeus em particular.


Estas razões levaram a que um pequeno grupo de casais com três ou mais filhos tenham formado a APFN há três ano e meio, associação que, actualmente, já conta com mais de 1500 sócios em todo o país.
As propostas da APFN têm vindo a merecer a atenção da sociedade civil, manifestada num crescente número de empresas que oferecem facilidades aos sócios. Tem havido, também, uma crescente adesão por parte de municípios, destacando-se Sintra, Coimbra, Famalicão e Santarém.

Baseado na experiência anterior, a APFN criou o Plano +famili@, cuja apresentação pública será efectuada em Coimbra, no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 15:00, no Instituto Justiça e Paz, com a conferência "Família - Um desafio".
Com efeito, estando o país a sofrer directamente os efeitos da degradação do tecido familiar, célula base da sociedade, o grande desafio que lhe é lançado é, como não podia deixar de ser, fortalecer a família.
Através do Plano +famili@, a APFN não só lança esse desafio como, sobretudo, assume o compromisso de ser, como tem sido, parte e motor desse processo, a fim de termos uma sociedade mais humana.

A APFN aproveita a oportunidade para agradecer a todos quantos têm colaborado nesta tarefa, em particular às empresas que, de forma concreta e não anónima, têm mostrado o seu apoio. Oportunamente, serão anunciadas novas adesões que estão em fase avançada de negociações.
A APFN espera que este governo, em contraste com os anteriores, entenda a mensagem que tem vindo a ser lançada pela sociedade civil e mostre, com actos concretos, que está contra a penalização dos casais com filhos, tanto mais quanto maior o seu número.

Muito mais informação sobre a APFN, o Plano +famili@, e o acordo com o , assim como outras facilidades já existentes, poderá ser consultada no site
http://www.apfn.com.pt.
 

[anterior]