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- 4 Fev 03
Escolha na educação promove
competitividade
De
acordo com o último relatório da OCDE, o Estado deveria incentivar a livre
escolha entre o ensino público e o ensino privado, de forma a promover a
competição e elevar o nível de ensino em Portugal.
Um relatório recente
da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), defende que
os pais devem ter liberdade para escolher entre o sistema privado e o sistema
público de ensino, com o financiamento do Estado, como forma de aumentar a
competitividade e diminuir a despesa pública em Portugal. O relatório sobre as
previsões económicas para 2003 refere o exemplo de outros países da OCDE, que
dão aos pais a possibilidade de escolherem o sistema de ensino, mediante o apoio
do Governo.
De acordo com o relatório, esta medida não só promoveria uma maior
competitividade entre o sector público e o sector privado, como tiraria o país
dos baixos índices educativos registados no PISA - um
estudo da responsabilidade da OCDE e que colocava Portugal nos últimos lugares,
no que diz respeito à literacia e matemática.
A organização considera, contudo, "uma inovação importante", a decisão de se
fazer um ranking anual das
escolas, mas apela ao estado para evitar a segregação social.
O leque de escolha dos pais deveria ser alargado à alternativa público/privado,
assim como à localização geográfica, de modo que os alunos possam frequentar
qualquer escola de qualquer município, independentemente da sua área de
residência. Desde que "seja considerada a questão da igualdade nas escolhas, com
medidas que impeçam a segregação social", sublinha o relatório publicado durante
este mês de Janeiro.
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