Público - 23 Fev 04

Crianças Podem Aprender a Ver Menos Televisão
Por FREDERICO CANTANTE

Quando são estimuladas e recompensadas, as crianças em idade pré-escolar tendem a reduzir em cerca de 25 por cento o tempo de visionamento de televisão. Esta é a conclusão de um estudo recentemente publicado na revista "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine" sobre uma experiência desenvolvida nos Estados Unidos.

Numa tentativa de prevenir os consumos excessivos de televisão, 43 crianças, entre os dois anos e meio e os cinco anos e meio, de 16 jardins de infância de zonas rurais dos arredores de Oneonta, no estado de Nova Iorque, tiveram sete sessões com professores nas quais foram desafiadas a elaborar listas de actividades lúdicas que gostariam de realizar - excluindo ver televisão.

Como complemento das sessões, os pais receberam autocolantes para premiar os filhos por cada dia que estes não se sentavam diante do ecrã, leram-lhes histórias, e as escolas celebravam festas para comemorar o afastamento dos alunos da televisão. O período experimental durou dois anos.

Antes do estudo, as crianças da amostra viam em média 12 horas semanais de televisão ou vídeos. No final da experiência esse valor baixou, em média, para as nove horas por semana.

Comparando com um grupo de outras 34 crianças dos mesmos jardins de infância que não foram integradas no projecto nem assistiram às sessões de preparação - as quais os técnicos denominaram "grupo de controlo" - e que viam, no início da experiência, 14 horas de TV por semana, concluiu-se que estas, dois anos depois, viam ainda mais uma hora por semana do que no princípio.

Desta forma, a diferença entre o tempo passado à frente da televisão pelas crianças do "grupo de intervenção" e do "grupo de controlo" aumentou depois da experiência levada a cabo junto do primeiro - de duas passou para praticamente seis horas.

Barbara Dennison, do Bassett Healthcare Research Institute de Oneonta, que esteve à frente da investigação, defendeu, de acordo com a agência AP, que os resultados demonstram o quanto é decisivo estimular desde cedo as crianças a ter uma relação saudável com a televisão. E essa tarefa pode e deve ser desempenhada pelos pais apenas com pequenos truques - o que é preciso é descobrir que outras actividades as crianças podem preferir em vez da televisão. "Nem sempre é fácil para os pais manter as crianças afastadas da TV e a tentação, quando estes chegam a casa cansados do trabalho, é usá-la como 'babysitter'", reconhece a investigadora.

Outros estudos mostraram que experiências similares tiveram também resultados parecidos, embora não tão bons, em crianças mais velhas. "Este é o primeiro [estudo] a mostrar que a intervenção ao nível do pré-escolar pode conduzir a reduções no consumo, pelas crianças, de televisão e vídeo", refere o sítio da "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine"

(www.archpediatrics.com).

O visionamento de muita televisão tem sido associado à obesidade crescente da população e ao crescimento da violência. Todavia, os investigadores dizem que serão necessários mais estudos para se perceber até que ponto a redução de contacto com a televisão pode ajudar a prevenir esse tipo de problemas.

[anterior]