APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas 

  Comunicado

  Câmara da Ribeira Grande adopta Tarifa Familiar da Água

 
Foi com uma grande alegria que a APFN tomou conhecimento da adesão da Câmara da Ribeira Grande (S. Miguel - Açores) Tarifa Familiar da Água, acabando com a forte penalização a que as famílias numerosas deste Município estavam sujeitas.

Esta modalidade de tarifário é uma velha aspiração da APFN, tendo sido já adoptada em Sintra, Coimbra, Porto e, agora, Ribeira Grande. As delegações distritais e regionais da APFN têm vindo a estabelecer contactos com vários municípios a fim de que esta medida, defendida no Caderno 7 - "Tarifa Familiar da Água" (http://www.apfn.com.pt/Cadernos/caderno%207a4.PDF), seja alargada a todo o território nacional.

Recorde-se que a questão consiste em o tarifário "normal" não entrar em linha de conta com a dimensão da família, penalizando fortemente os consumos mais elevados por habitação. Assim, por exemplo, um casal com quatro filhos paga a água ao dobro do preço por m3! A Tarifa Familiar da Água consiste em os escalões serem em função do número de elementos, ou, por outras palavras, os escalões serem em função do "consumo per capita".

A APFN chama a atenção para o facto de esta medida não ser uma "regalia" para as famílias numerosas! As famílias numerosas não vão ficar com a água mais barata! Vão, sim, ficar com a água ao mesmo preço das "menos numerosas".

No início do X Aniversário do Ano Internacional da Família, a APFN agradece à Câmara da Ribeira Grande a adopção desta medida, esperando que o seu exemplo seja seguido pelos outros municípios e Governo, a fim de se acabar com a forte penalização a que as famílias mais estáveis e numerosas são sujeitas há dezenas de anos, com os desastrosos resultados que já ninguém consegue disfarçar, como ainda há bem pouco tempo o Governador do Banco Portugal, Dr. Vitor Constâncio, chamou a atenção.

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas  

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira
Área 3, Lote 1, Loja A
1750-084 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 917 219 197
Fax: 217 552 604
 

Para saber mais:

 
Se tem 3 ou mais filhos, concorda com os nossos Princípios e Estatutos e deseja ser sócio,  
 
 
Se quiser deixar de receber comunicados da APFN, envie um email para apfn@apfn.com.pt com o assunto "Remover" 
Nota importante: é necessário que seja enviado a partir da conta de correio electrónico onde foi recebido este comunicado.

[anterior]