Público - 12 Jul 05

 

Água mais barata em Viseu para famílias numerosas

Maria Albuquerque

O município
anunciou ainda um plano de "lavagem a quente" das ruas do centro histórico

A água da rede pública no concelho de Viseu vai passar a ser mais barata para as famílias numerosas, ou seja, para casais com três ou mais filhos. A Câmara de Viseu aprovou, ontem, em reunião de executivo, um acordo que tinha negociado com a Associação Nacional de Famílias Numerosas, que prevê a prática de descontos nas contas de água de grandes agregados familiares.
"Vamos fazer descontos de 50 por cento para consumos de primeiro escalão (relativos aos mais baixos valores de consumo), de 30 por cento para o segundo escalão e vinte por cento para o terceiro escalão", especificou Fernando Ruas, presidente da autarquia, ontem, em conferência de imprensa.
Segundo o autarca social-democrata, com esta medida a câmara pretende, além de beneficiar a economia familiar dos agregados numerosos, reduzir o consumo de água da rede pública. "Imaginem que alguém está no segundo escalão, mas por uma margem pequena. Se reduzir o consumo, deixa de ter descontos de 30 por cento para passar a ter 50 por cento... Vale a pena", sublinhou.

Empresa privada vai lavar ruas do centro
No final da reunião de câmara, Fernando Ruas anunciou ainda que as ruas e artérias do centro histórico de Viseu, bem como algumas adjacentes, começaram ontem a ser "lavadas a quente". O autarca explicou que o objectivo é assegurar uma limpeza mais eficaz. "A própria temperatura [elevada] obriga a isto, nomeadamente para evitar alguns cheiros.
No Verão, serve até para refrescar, mas a lavagem não tem de ser feita só quando há tempo quente, porque há coisas que a varredura normal não faz", justificou. "Acho que resulta muito bem e há sítios que devem ser particularmente observados, por exemplo a Rua Formosa, onde a passagem principal já tem algumas nódoas, que resultam das esplanadas", ilustrou o autarca.
Explicando que este é "um hábito antigo, que as câmaras foram perdendo", Fernando Ruas lembrou que em Espanha a prática ainda se mantém. O social-democrata sublinhou ainda que em Viseu a lavagem foi atribuída a uma empresa privada, porque a autarquia não quer "agredir as pessoas", lavando as ruas "com água da rede" quando há "falta de água".
"Não haverá nenhum consumo adicional de água - nós nem sabemos de onde é que ela vem -, porque é a quente! Por isso, é que - apesar de estar previsto - não são os bombeiros a fazê-la", realçou. A frequência das lavagens dependerá "do movimento" das ruas, tal como acontece no país vizinho.
Na reunião do executivo viseense de ontem foi ainda aprovada uma proposta de aquisição de material informático para todas as salas de aulas de todas as escolas do primeiro ciclo do concelho. "São 221 computadores, o que representa um investimento de 198 mil euros", destacou Fernando Ruas.

 

[anterior]