Comunicado

Estudo "Mobilidade das Famílias Portuguesas"

Hoje, a APFN procedeu à entrega à ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses do estudo "Mobilidade das Famílias Portuguesas", que se anexa.

Baseado num inquérito a 1203 famílias, residentes em Portugal e ilhas, com idades entre os 25 e os 45 anos, com filhos, este estudo pretendeu aferir se os portugueses praticam exercício em família, em que locais o fazem e perceber a razão pela qual as famílias não praticam exercício físico em família ao ar livre.
 
Realizado pela empresa Área de Planeamento e Estudos de Mercado, Lda. (APEME), no  âmbito do projecto “Um Modelo de Parque”, ao qual a APFN está associada, as conclusões do estudo “Mobilidade das Famílias Portuguesas” permitiram aferir que 69% das famílias entrevistadas afirma que a sua cidade/zona não está dotada de equipamentos desportivos ao ar livre, como parques e jardins, que permitam a prática de exercício físico e actividades ao ar livre em família, atribuindo (90%) a responsabilidade às autarquias.
 
Dada a importância e relevância destas questões no que concerne à qualidade de vida dos cidadãos e respectivas famílias, numerosas ou não, pedimos à Associação Nacional de Municípios Portugueses, enquanto alta representante dos municípios portugueses, que disponibilize as conclusões enviadas em anexo a todos os municípios de Portugal, com o objectivo de sensibilizar as autarquias para o problema detectado.
 
Esta acção vem na sequência do trabalho que a APFN tem vindo a realizar nos últimos 10 anos no sentido de tornar Portugal num país familiarmente responsável, à semelhança do que já acontece na maioria dos países europeus, recorrendo a parcerias com entidades públicas e privadas. Conforme já referido em comunicado anterior, a iniciativa "Um Modelo de Parque" em parceria com a empresa Modelo-Continente é um excelente instrumento de promoção da unidade inter-geracional, para além dos benefícios que advêm do exercício físico ao ar-livre na promoção da saúde.
  
25 de Julho de 2008

 

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas 

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira
Área 3, Lote 1, Loja A
1750-084 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 917 219 197
Fax: 217 552 604 

Para saber mais:

 

Se tem 3 ou mais filhos, concorda com os nossos Princípios e Estatutos e deseja ser sócio,  já pode inscrever- se pela internet