Diário Digital - 30 Jun 03

Governo vai encerrar 2.000 escolas do básico e secundário

Mais de duas mil escolas do ensino básico vão ser fechadas pelo ministério da Educação por terem menos de dez alunos, segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias. O secundário também vai ser afectado com alguns processos de fusão. As alterações vão ter lugar não só no interior, como também nos centros urbanos.

Mais de um quarto (2.187 de um universo de 8.354) das escolas do ensino básico têm menos de dez alunos, fasquia que foi colocada pelo Governo em 1998, para não encerrar as escolas. O ministro da Educação vai avançar com mais encerramentos estando em fase de conclusão um trabalho que vai ditar os fechos para o próximo ano lectivo de 2003/2004. Os motivos alegados pelo Governo são de reordenamento da rede escolar, enquanto que pais e professores temem que sejam por razões economicistas e administrativas.

Dirigente da Federação Nacional dos Professores, Francisco Almeida, afirmou ao JN que, «são raros os casos em que os miúdos mudam para uma escola com melhores condições. As escolas estão carentes de tudo».

Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais, salientou que a grande vantagem que poderá vir a ser observada é a da socialização das crianças.

No Porto, no próximo ano lectivo, a escola secundária Rainha Santa Isabel entra num processo de fusão com a sua vizinha, a Alexandre Herculano. Em Lisboa, as secundárias da Cidade Universitária e a David Mourão Ferreira vão encerrar, e os alunos vão passar a frequentar a escola Padre António Vieira e a Passos Manuel

[anterior]