Público online - 23 Jun 04

Aumento é superior à inflação esperada para este ano
Preço da água sobe mais de três por cento a partir de Julho

Lusa

Os clientes da EPAL - Empresa Portuguesa Águas Livres vão pagar mais 3,3 e 3,5 por cento pela água que consomem a partir de 1 de Julho, anunciou hoje a empresa.

Os aumentos - 3,5 por cento para os clientes municipais (25 municípios com serviços municipalizados ou empresas concessionárias que a EPAL abastece e que fazem a distribuição domiciliária) e 3,3 por cento para os clientes directos (concelho de Lisboa) - ficam acima da inflação prevista pelo Governo para 2004, que se situa entre 1,5 e 2,5 por cento.

Em termos globais, o novo tarifário representa um aumento de 3,43 por cento. Além do aumento das tarifas, a EPAL anunciou hoje que as famílias numerosas poderão aderir a uma nova tarifa que visa reduzir a factura da água em agregados familiares com cinco ou mais pessoas.

A denominada tarifa familiar abrange cerca de 15 mil famílias em Lisboa, segundo os Censos de 2001.

A adesão à nova tarifa, que permite a opção de facturar consumos mensais até 3,6 metros cúbicos por pessoa a um preço de 0,37 euros, representa para uma família com cinco filhos uma poupança de 9,96 euros numa factura bimestral e de 59,78 euros, em termos anuais.

A EPAL abastece cerca de três milhões de pessoas de 26 concelhos da margem Norte do Tejo e 350 mil clientes directos em Lisboa.

Com o novo tarifário, um cliente que consuma cinco metros cúbicos de água por mês, um escalão que abrange 34 por cento dos clientes da EPAL, vai pagar mais 14 cêntimos, passando de 4,07 para 4,21 euros.

No caso do comércio, indústria, Estado e instituições de interesse público o aumento corresponde a 3,5 por cento.

[anterior]