Jornal da Madeira - 16 de Maio

Núcleo Regional celebrou Dia da Família - Famílias numerosas querem mais apoios

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas defende que o Governo deveria criar mais apoios para as famílias com mais membros. Um dos aspectos pelos quais se tem batido é pelo aumento de benefícios nos impostos. João Correia, delegado regional da Associação, deu o exemplo dos descontos em IRS com a Educação, cujo plafond é igual para famílias com poucos ou muitos filhos. A associação defende que as famílias numerosas deveriam ter mais incentivos, mormente numa conjuntura europeia de diminuição do número de filhos. Em cada ano, nascem menos 50 mil crianças, o que aponta para um envelhecimento progressivo dos países. Em termos nacionais, a associação tem conseguido sensibilizar algumas empresas para o apoio a este tipo de família. É o caso de alguns cash and carry, onde os sócios da associação têm permissão para comprar. Na Madeira ainda não existem estes apoios, até porque a associação tem apenas um ano de existência e cerca de 40 associados.

As declarações foram prestadas ontem, na Câmara Municipal do Funchal, no âmbito de uma conferência promovida pela Associação. A iniciativa inseriu-se nas comemorações do Dia Internacional da Família, celebrado desde 1994 no dia 15 de Maio. No País, houve 12 conferências idênticas.

João Correia disse que o objectivo principal desta instituição é o de exercer pressão política no sentido de serem aumentados os benefícios às famílias numerosas, isto é, aquela que tenha cinco ou mais membros, quer sejam filhos ou ascendentes a cargo. A associação pode ser contactada através do e-mail: apfn@netcabo.pt.

A directora regional da Segurança Social, Fátima Aveiro, também presente na conferência, reconheceu que a lei portuguesa não concede benefícios especiais às famílias numerosas, existindo apenas apoios sociais às que vivem com mais dificuldades.

Anete Joaquim

[anterior]