Lusa - 14 Mai 03

Crise não chegou à família portuguesa, mas existem dificuldades

A família portuguesa "não está em crise, mas está com algumas dificuldades", sobretudo em relação às crianças, deficientes e idosos, reconheceu hoje a coordenadora nacional para o sector.

Margarida Neto, Coordenadora Nacional dos Assuntos da Família referiu à Agência Lusa que embora a família, enquanto núcleo de apoio, continue a ser valorizada pelo indivíduo, "o Estado não se conseguiu ainda organizar de forma a centrar na família as suas preocupações".

As áreas mais sensíveis são precisamente as crianças, deficientes e idosos, em que "a família tem de ser ajudada a desenvolver as suas competências de forma a que deixe de ser necessário o recurso frequente à institucionalização".

A redução das taxas de natalidade e o aumento do número de divórcios são, para Margarida Neto, sinais das dificuldades que a actual família portuguesa atravessa.

E um dos resultados a merecer reflexão, quando se assinala amanhã o Dia Internacional da Família, é o crescimento das famílias monoparentais, particularmente constituídas por mães com os filhos.
 

[anterior]