Público - 16 Mai 05

 

Há alunos do 1º ciclo que já almoçam no restaurante

I.L.

 

Três em cada quatro alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário do Colégio Moderno, em Lisboa, não almoçam no refeitório da escola. E há crianças do 1º ciclo (entre os seis e os dez anos) que, com a permissão dos pais, também já vão "sozinhos aos restaurantes da rua, onde comem os hamburgueres e as batatas fritas", lamenta a directora da escola, Isabel Soares.
Os números constam de um inquérito aos mais de mil alunos do colégio e os resultados, que confirmam "que os jovens comem cada vez pior", são apresentados hoje durante um encontro dedicado ao tema da obesidade infantil, em Lisboa.
Outras das conclusões reveladas é a de que se os alunos se alimentam mal, não é por falta de informação. Pede-se para indicarem os alimentos mais saudáveis e não falham na resposta, refere Isabel Soares. A prática mostra-se bem diferente e apenas 272 alunos optam por almoçar as ementas servidas no refeitório, feitas por nutricionistas e compostas por sopa, legumes, salada e fruta.
Na concorrência directa com a golden pizza anunciada no café em frente - o Ritos burguer 2, sendo que o número 1 fica uns metros mais à frente - ou as pizzas e baguetes vendidas ao lado, os pratos saudáveis ficam definitivamente a perder.
E o pior é que a estes hábitos se juntam outros não menos prejudiciais. "Metade dos nossos alunos têm televisão no quarto. Numa das salas com 23 crianças de três anos, 13 disseram que também tinham. Isto coloca outra questão, que é a de estas crianças estarem expostas a certo tipo de publicidade enganosa sobre a alimentação."
Numa escola que atribui muita importância à promoção do desporto e que definiu o tema "viver melhor" para o plano de actividades anual, tudo é feito para incutir outros hábitos. O envolvimento dos alunos na elaboração das ementas ou a sensibilização dos pais para o "flagelo da obesidade" são alguns exemplos. A máquina de venda de refrigerantes foi retirada no início do ano.

[anterior]