APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas 

  Comunicado

  Exames escolares

A APFN saúda a intenção do Ministro da Educação de efectuar exames nacionais no final dos 4º e 6º anos, conforme esta associação tem defendido desde a sua criação, há cerca de 5 anos.

Para a APFN, não é muito importante o peso relativo entre exame final e "avaliação contínua", desde que seja igual ou superior a 25%.

Através dos exames nacionais, e publicitação dos seus resultados por escola comparados com as classificações obtidas na "avaliação contínua", os pais poderão, em tempo, aferir qual a "taxa de inflação" praticada pelos professores dos seus filhos, isto é, se um 12 vale mesmo 12 ou, pelo contrário, menos do que 6, como, infelizmente, tantas vezes acontece e só é percebido no final do 12º ano!

Esta associação sugere que estes exames não sejam apenas em Português e Matemática, mas, também em Física, a fim de acabar com a crescente praga de "achismo", em que cada vez mais pessoas procuram disfarçar a sua profunda ignorância sobre as mais elementares e inalteráveis Leis da Natureza.

A APFN aproveita, ainda, a oportunidade para relembrar outros pontos que deseja ver contemplado neste domínio:

1 - Liberdade de escolha da escola, estatal ou privada, o que, na nossa opinião, só é conseguida plenamente através da instituição do "cheque ensino";

2 - Acabar com a frequente alteração dos livros escolares e sua inutilização por os alunos serem obrigados a escrever em alguns deles, fazendo com que os pais sejam forçados a dispender, todos os anos, enormes quantidades de dinheiro, apenas para alimentar a "indústria educativa";

3 - Maior eficiência do ensino com redução do número de anos do secundário, a fim de os jovens poderem completar a sua formação escolar mais cedo. Este objectivo, para além de diminuir a sobrecarga financeira na educação dos filhos, também fará diminuir o enorme défice de população activa que irá ocorrer em breve, conforme todos os organismos nacionais e internacionais que se ocupam desta matéria têm vindo a alertar, perante a total passividade e indiferença da classe política portuguesa, e sucessivos governos e deputados em particular.

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas  

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira
Área 3, Lote 1, Loja A
1750-084 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 917 219 197
Fax: 217 552 604
 

Para saber mais:

 
Se tem 3 ou mais filhos, concorda com os nossos Princípios e Estatutos e deseja ser sócio,  
 
 
Se quiser deixar de receber comunicados da APFN, envie um email para apfn@apfn.com.pt com o assunto "Remover" 
Nota importante: é necessário que seja enviado a partir da conta de correio electrónico onde foi recebido este comunicado.

[anterior]