APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas 

Comunicado

Publicitação dos resultados escolares

A APFN congratula-se com a publicitação das classificações obtidas pelos alunos no 12º ano nos exames finais e na "avaliação contínua".
 
Esta publicitação dos dados "em cru" não tem nada a ver com "rankings" que têm vindo a ser feitos por diversas entidades, utilizando os mais diversos critérios.
Para a APFN é perfeitamente irrelevante que a escola A seja classificada como melhor que a escola B só porque teve melhores notas nos exames finais: olhando para elas, péssimo seria se tal não acontecesse, na grande maioria dos casos!
 
Para a APFN um factor muito importante consiste na diferença entre nota de exame e "avaliação contínua", uma vez que tal dá uma informação aos pais sobre a "taxa de inflação" praticada em cada escola, isto é, os pais poderão ter uma ideia se, na escola do seu filho, um 14 vale mesmo 14 ou 11, ou 7... como, pelos vistos, acontece em algumas!
 
Publica-se, em anexo, a ordenação das escolas por essa "taxa de inflação", esperando-se que tanto o Ministério da Educação, como os sempre activos sindicatos de professores, expliquem como é possível haver diferenças tão grandes nas escolas assinaladas a laranja e a vermelho! Nestas escolas, os alunos acabam por ser fortemente beneficiados no acesso ao ensino superior, para além de os pais e alunos serem incorrectamente informados sobre o conhecimento que está a ser absorvido pelos alunos. Tal procedimento deverá ser objecto de especial atenção, uma vez que, em nada, contribui para a necessária melhoria de competitividade do país.
 
A APFN aguarda a publicitação dos resultados obtidos nos exames do 9º ano, e insiste, de novo, na necessidade de exames nacionais nos 4º e 6º anos de escolaridade e divulgação pública dos resultados. Não é escondendo estes números que se conseguirá a melhoria do desastroso sistema de ensino português, para onde, há dezenas de anos, se têm atirado muitos milhões de euros por ano com os péssimos resultados que o Mundo conhece.
 
22 de Outubro de 2006

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas  

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira
Área 3, Lote 1, Loja A
1750-084 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 917 219 197
Fax: 217 552 604
 

Para saber mais:

 
Se tem 3 ou mais filhos, concorda com os nossos Princípios e Estatutos e deseja ser sócio,  
 

[anterior]