1 de Setembro de 2000 - Pais e Filhos

CONQUISTAS E PROJECTOS

Paula Carvalho

É caso para dizer que a associação não tem tido descanso nestes últimos meses. Conferências, audiências, congressos, contactos com empresas e instituições, publicações são apenas a parte mais visível de um trabalho que só agora começou e que exige um grande esforço e envolvimento por parte dos seus elementos para divulgação da associação e dos seus objectivos.

Até agora a APFN já foi recebida pela ministra da Igualdade, ministro da Educação e Secretário de Estado das Finanças e ainda pelo Subdirector-Geral da Concorrência e Preços com quem debateram a "injustiça" do preçário da água, que "penaliza fortemente as famílias numerosas uma vez que não toma em linha de conta a dimensão da família, fazendo com que a água que cada elemento consome seja mais cara do que se pertencesse a uma de menor dimensão, uma vez que essa família vai sempre pagar no escalão mais caro". 

Ficou a promessa de que a situação seria revista no próximo ano.

Apenas o Secretário de Estado dos Transportes e o ministro da Cultura não responderam ao pedido de audiência, mas mesmo assim a associação já conseguiu entradas gratuitas no Museu do Ar, grandes descontos no Museu da Marinha e no Pavilhão da Ciência e Tecnologia, no Parque Expo, que alterou o seu bilhete de família de um casal com dois filhos alargando-o a um qualquer número de filhos. 

"Infelizmente, ainda não tivemos qualquer resposta por parte de qualquer museu sob a jurisdição do Ministério da Cultura, o que contraria a resolução do Conselho de Ministros", acusa Fernando Castro. 

Convidar os políticos com assento parlamentar a assistir às conferências tem sido a estratégia seguida pela associação para chegar mais perto a quem decide. "Família e Solidariedade Intergeracional", "Família e Educação" e "Família e Fiscalidade" foram temas já debatidos e o ciclo completa-se no próximo mês, a 13 de Outubro, com a conferência "Família na Europa e no Mundo". 

Nesta altura a associação está já a preparar o plano de actividades do próximo ano, que integra um novo ciclo de conferências sobre "Política Familiar", "Família e Saúde", "Família e Habitação" e "Família e Trabalho" que serão acompanhados pela edição de cadernos sobre os referidos temas. 

Nesse sentido, para o primeiro caderno que versa sobre política familiar foi pedido aos quatro maiores partidos Políticos o envio das suas propostas programa. Esta conferência realizar-se-á no dia 9 de Fevereiro de 2001, data em que se cumprem dois anos sobre a publicação da Resolução do Conselho de Ministros e a segunda será no dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família. 

Entretanto no dia 22 de Abril de 2001, dia em que a APFN completa dois anos de actividade, realiza-se o III Encontro Nacional das Famílias Numerosas. Está prevista uma sessão solene com entrega de prémios APFN 2000 às entidades que se mais se distinguiram no apoio às famílias numerosas.

Nos últimos meses várias empresas têm vindo a aderir à lista das que oferecem "Facilidades para sócios" e que pode ser consultada através do site (http.//www.apnf.loveslife.com), nomeadamente o Montepio Geral que, como explica Fernando Castro, não só criou produtos financeiros específicos, como fez com que, ao subscrever um destes produtos, o sócio da APFN torna-se automaticamente associado daquela instituição bancária, ficando com todas as regalias inerentes".

Neste momento a associação acredita estar a entrar na fase final de celebração de protocolo com a CP, que vai resultar em "importantes descontos" nas viagens de longo curso, e com "muitas mais empresas" cujos acordos se traduzem em benefícios (descontos) para os seus associados. 

Uma das últimas novidades e um dos "sonhos" da associação é a criação do Enxoval APFN a ser entregue na altura do nascimento do quinto filho ou de ordem superior. "Estamos em fase avançada de negociações com várias empresas, mas ainda não foi possível concretizar esta ideia".

[anterior]