Público - 10 Set 03

Imigrantes Fazem Crescer Número de Alunos em Espanha
Por AFP

Pela primeira vez nos últimos 15 anos, o número de alunos nas escolas espanholas aumentou. O fenómeno deve-se à imigração, explicam os números divulgados pelo ministério espanhol da Educação e publicados ontem na imprensa do país.

Este ano, 8.352.709 alunos participaram no regresso às aulas, mais 23l.787 do que em 2002, o que representa uma subida de 0,3 por cento. O ministério atribui este crescimento da população estudantil, concentrado nos primeiros anos de escolaridade, a um pico de natalidade e ao aumento do número de alunos estrangeiros.

No total, há 400.000 alunos vindos da imigração inscritos nas escolas espanholas, mais 100.000 do que no ano lectivo anterior. A maioria deles tem ascendência da América do Sul (44,5 por cento), nomeadamente do Equador e da Colômbia, e de África (19,7 por cento), com Marrocos à cabeça.

Pelo quarto ano consecutivo, o número de nascimentos em Espanha conheceu um ligeiro aumento em 2002, imputável "praticamente na sua totalidade à fertilidade das mães estrangeiras", explica o Instituto Nacional de Estatística.

[anterior]