Público - 23 Set 03

Crianças Transportam Mochilas com Peso a Mais
Por LUSA

Mais de metade das crianças portuguesas dos 5º e 6º anos andam com mochilas demasiado pesadas às costas. O aviso foi feito ontem, em comunicado, pela Deco, com base num estudo feito no final do último ano lectivo com 360 crianças do segundo ciclo do ensino básico de 14 escolas públicas e privadas.

A equipa da Deco/Pro Teste pesou as crianças e as respectivas mochilas e concluiu que 53 por cento dos jovens transportam uma carga superior à recomendada. Entre os casos detectados, o pior dizia respeito a um aluno de 11 anos, com 32 quilos, que trazia uma mochila de 10 quilos - o correspondente a 31 por cento do seu peso - e não de 3,2 quilos, o máximo que seria desejável. De acordo com os especialistas, nenhuma criança deve transportar às costas mais do que 10 por cento do seu peso.

O estudo, que será publicado na edição de Outubro da "Teste Saúde" - a publicação da Deco dedicada a temas de saúde -, revela ainda que as crianças mais novas são as mais afectadas: 61 em cada 100 estudantes com dez anos transportavam cargas excessivas, o mesmo acontecendo com 44 por cento dos jovens de 12 anos.

A percentagem de mochilas excessivamente pesadas é maior nas escolas privadas do que nas públicas, independentemente das idades dos estudantes, diz ainda a Deco.

"As crianças que transportam regularmente mochilas com peso a mais podem desenvolver afecções ao nível do ossos e dos músculos", salienta a Deco, acrescentando que "as zonas mais afectadas são a coluna vertebral, os pés e as ancas". "Os problemas de saúde serão tanto mais graves quanto mais pesada for a mochila e maior o período que a criança andar com ela às costas", acrescenta.

Se estas conclusões já são graves, mais preocupantes se tornam se se tiver em conta que este estudo foi realizado no final do ano lectivo, altura em que muitos livros e cadernos já ficam em casa. Ou seja, tudo leva a crer que durante o ano escolar as cargas atinjam valores mais elevados.

O Ministério da Educação e as editoras têm igualmente um papel a desempenhar: à semelhança do que acontece em França, poderiam chegar a acordo para utilizar papel mais fino nos livros escolares e recorrer às novas potencialidades informáticas, como o CD-ROM, afirma o comunicado.

Às escolas recomenda-se que distribuam as aulas pela semana, para evitar que os estudantes andem muito carregados nalguns dias e com a mochila vazia noutros. E o que podem fazer os pais? A Deco sugere que ajudem os filhos a arrumar melhor a mochila e ensinem a transportá-la correctamente: "Expliquem às crianças que devem transportar a mochila nos dois ombros e poisá-la sempre que haja oportunidade, por exemplo, nos transportes públicos."

[anterior]