Portugal Diário - 29 Set 03

Reformados ajudam PSP
Vigilância nas escolas vai ser feita também por cidadãos voluntários

A PSP de Torres Vedras conta a partir de quarta-feira com a ajuda de seis reformados que vão reforçar a vigilância junto às escolas primárias da cidade.

«Não temos pessoal suficiente de forma a termos um agente da Escola Segura em cada estabelecimento e os seis homens reformados vão ter como principal preocupação evitar a ocorrência de acidentes na travessia das passadeiras e a denúncia de alguma situação anormal», explicou hoje à agência Lusa o comandante da PSP local, Casimiro Rodrigues.

O projecto surgiu por «tanto as escolas como os pais desejarem a permanência de polícia à porta das escolas especialmente à entrada e saída dos alunos, e como o efectivo é reduzido, a PSP resolveu em parceria com a Câmara procurar alternativas», explicou o comandante da PSP.

Para as três escolas primárias da cidade existem dois agentes que não conseguem estar junto dos estabelecimentos à entrada, durante o período do almoço e à saída de alunos.

Nesse sentido, os novos vigilantes que pertencem à associação de reformados local receberam formação dada pela polícia e estarão identificados e munidos de telemóvel ligado à PSP para o caso de surgir alguma emergência.

O projecto vai ser formalizado quarta-feira com a assinatura de um protocolo entre a Câmara e a PSP e estará em vigor durante o ano lectivo.

[anterior]