NOTÍCIA

Revista de Marinha Online, "Fernando Ribeiro e Castro", Eduardo de Almeida Faria

publicado a 24/03/2014

Fernando Ribeiro e Castro

Homenagem a um Homem Bom, Generoso e um Grande Português
Um Homem de Pensamento, Valores e Acção

Considero um enorme privilégio pessoal ter tido a oportunidade de conhecer de perto o Eng. Fernando Ribeiro e Castro e com ele ter colaborado ao longo dos últimos anos no seio do Fórum Empresarial da Economia do Mar, onde ocupava o cargo de Secretário-geral. Foi um Homem de Pensamento, de Valores e de Ação. Um Homem do seu Tempo. E um verdadeiro Patriota.

A fama precedia-o, tendo sido um aluno brilhante na Escola Naval, onde foi o penico do seu curso, ou seja o melhor de todos os alunos do seu ano. Como também tinha sido o melhor do curso de engenharia naval que tinha frequentado no prestigiado M.I.T (USA).

Falava-me da Marinha de Guerra e dos anos aí passados como extremamente enriquecedores. Percebia-se que a sua Marinha era a sua menina dos olhos e que os anos entretanto decorridos não tinham apagado o desgosto de se ter visto forçado a abandonar, por razões ponderosas, aquela que era sua casa, onde se realizou profissionalmente e onde concretizou importantes projetos na sua área de especialidade, em prol da instituição e do País.

Não me surpreendeu, por isso, que tenha feito questão de partir para a sua última morada fardado de Oficial de Marinha. Oficial de Marinha uma vez, oficial de marinha para toda a vida…

Mas se a sua competência técnica é um traço indissociável do seu perfil, o que mais me impressionou foi não só a sua enorme capacidade de trabalho, mas sobretudo o sentido de missão que emprestava a tudo o que fazia, não fosse ele um distinto Oficial de Marinha, alicerçado num amor pátrio inesgotável e num conjunto de valores morais e éticos em que a família ocupava um lugar central.

Era também notório que sofria com a situação que o País enfrenta e preocupava-o as consequências devastadoras da crise sócio-económica sobre as famílias. Mas não se limitava a carpir mágoas. Na sua qualidade de Presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas procurava agir sobre a realidade e sensibilizar o poder político e as instituições governamentais para os problemas que afetam as famílias com propostas concretas. Um verdadeiro trabalho de missionação em prol dos outros. O que só acentua a sua dimensão humana.

Mas se a problemática das famílias numerosas foi um tema central na sua vida, o Mar não o foi menos. Abraçou a causa do Mar, enquanto pilar do desenvolvimento económico sustentável do País, dedicando-lhe horas e horas de um trabalho insano, metódico, exigente, que o levou a percorrer o País de lés-a-lés e a abrir portas no estrangeiro.

Se hoje o tema da Economia do Mar é consensual na sociedade portuguesa, se o poder político, da direita à esquerda, olha para o Mar como um dos pilares do nosso desenvolvimento sustentável, se temos uma Estratégia Nacional para o Mar, ao (Fernando) Ribeiro e Castro muito ficamos a dever. Foi um verdadeiro missionário. Tudo deu e nada pediu em troca.

Não há homens insubstituíveis. Mas há certamente homens difíceis de substituir. O (Fernando) Ribeiro Castro é um desses homens. Sejamos capazes de dar continuidade ao seu legado e de corresponder ao privilégio que foi tê-lo conhecido.

Que repouse em paz.

Por Eduardo de Almeida Faria