Português | English
ELFAC - European Large Families Confederation Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:

European

Large Families

Confederation


 

Plano + Família
APFN, Comunicado, "ELFAC e APFN propõem Instituição do "DIA DOS IRMÃOS"" publicado a 27/05/2014

logotipo APFN

COMUNICADO

ELFAC E APFN PROPÕEM

INSTITUIÇÃO DO DIA DOS IRMÃOS

 

Com comemoração no dia 31 de maio

ELFAC E APFN PROPÕEM INSTITUIÇÃO DO “DIA DOS IRMÃOS”

A Confederação Europeia de Famílias Numerosas (ELFAC - European Large Families Confederation), representada em Portugal pela APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, está a propor a instituição do “Dia dos Irmãos” a nível internacional e também no nosso país, apontando como dia da sua comemoração o dia 31 de maio.

Entre as iniciativas previstas para a instituição deste dia a nível nacional e europeu, contam-se a de uma petição junto da Assembleia da República e das instituições comunitárias; a criação de ferramentas de partilha de mensagens e felicitações pelo Dia dos Irmãos; a dinamização de uma “cultura dos irmãos”, com divulgação de histórias de fraternidade inspiradoras.

“Os irmãos são a relação mais longa da vida e pensamos que não se valoriza socialmente esse vínculo”, refere Ana Cid Gonçalves, secretária geral da APFN. “Entendemos que é importante chamar a atenção para os vínculos familiares de longa duração, que nunca deixam de ser, e que comportam uma carga ímpar de afetividade, memórias, partilha, tolerância…”

A escolha do dia 31 de maio para a comemoração do Dia dos Irmãos, de acordo com Ana Cid Gonçalves, “tem a ver com duas realidades: por um lado, o mês de maio é um mês muito relacionado com a Família – celebram-se em maio o Dia da Mãe e o Dia Internacional da Família”. “Mas sobretudo”, acrescenta “o dia 31 é o que precede o Dia Internacional da Criança, e não há nada melhor para uma criança do que ter um irmão”.

“É como se, coletivamente, na véspera do dia das crianças, lhes assinalássemos a felicidade de terem ou virem a ter irmãos”, conclui a responsável.

Esta iniciativa resultou de uma proposta original da APFN, que foi assumida a nível europeu e é patrocinada por toda a Confederação Europeia de Famílias Numerosas. A primeira celebração ocorrerá já neste próximo sábado, dia 31 de maio de 2014.

Para mais informações: www.diadosirmaos.org

Link para a petição online: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT73628

 APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Lisboa, 27 de Maio de 2014

Rua José Calheiros,15
1400-229 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 919 877 902 - 917 219 197
Fax: 217 552 604