NOTÍCIA

RR, "Passos admite que baixa natalidade levará pelo menos dez anos a resolver"

publicado a 29/10/2014

Passos admite que baixa natalidade levará pelo menos dez anos a resolver

Primeiro-ministro diz que este problema só se resolve no longo prazo. Por isso, será uma tarefa para futuros executivos.

Passos Coelho admite que será preciso esperar, pelo menos, dez anos para fazer face ao actual declínio demográfico em Portugal. De visita aos Açores, o primeiro-ministro afirmou que este é um problema que só se resolve no longo prazo e que inverter a queda da natalidade será, por isso, tarefa para futuros governos.

"É um desafio muito grande para futuros governos, porque não é uma questão que possa ser resolvida num ano ou sequer num mandato legislativo. Precisaremos seguramente, pelo menos, de uma década para se mostrar que podemos ser bem-sucedidos em inverter este declínio demográfico", afirmou durante a visita oficial.

Passos Coelho sublinhou que este é problema nacional é uma ameaça ao estado social. "Não podemos esperar uma década para começar a trabalhar, temos de ir devagarinho mas de forma decidida, trazendo respostas para este problema que é um problema muito grave", considerou.

O desagravamento fiscal para as famílias numerosas não é tudo, mas é alguma coisa. Mas as soluções para inverter a baixa natalidade têm de surgir no longo prazo, disse Passos.

"Na organização do horário de trabalho, na forma como concebemos a parentalidade; no modo como funcionam a as nossas vilas e cidades; na forma como o apoio social é dirigido àqueles que tem mais dificuldades. Tudo isso constitui um programa vasto e precisa de ter uma perspectiva integral e transversal em quase todas as políticas públicas que são promovidas", rematou.