Português | English
ELFAC - European Large Families Confederation Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:

European

Large Families

Confederation


 

Plano + Família
Comunicado, "Presidente da República recebe a APFN" publicado a 13/01/2016

logotipo APFN

COMUNICADO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE A APFN E SUBLINHA IMPORTÂNCIA

DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DA FAMÍLIA

No passado dia 11 de janeiro, em audiência com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), Aníbal Cavaco Silva reconheceu a importância da associação como entidade que não deixa esquecer os desafios importantes que o País atravessa, sublinhando a necessidade de políticas públicas estáveis na área da família.

Na reunião, a APFN agradeceu ao Presidente da República a distinção atribuída ao primeiro Presidente da APFN, Fernando Castro, pelo seu significado no reconhecimento da importância da Associação e das famílias numerosas para o nosso futuro coletivo. A APFN reconheceu ainda os alertas dados pelo Presidente, durante o seu mandato, para o “Inverno Demográfico” vivido em Portugal e os esforços desenvolvidos no sentido de colocar o assunto na agenda política.

Na mesma ocasião, a APFN apresentou a Cavaco Silva o perfil das famílias numerosas em Portugal referindo os principais pontos críticos para o seu desenvolvimento, como a consideração dos filhos para cálculo do IRS e do Imposto Municipal sobre Imóveis, entre outros.

A representação da APFN alertou também para o facto de entre 2001 e 2011 (último censos) se ter registado uma redução de 30% no número de famílias numerosas em Portugal, havendo agora apenas 154 mil famílias com três ou mais filhos, num universo de mais de três milhões de famílias. Paralelamente, numa década, aumentou 16% o número de núcleos sem filhos, e 10% o número de núcleos com apenas um filho.

A APFN teve oportunidade de sublinhar que, de acordo com todos os estudos, os portugueses querem efetivamente ter mas filhos, mas a ausência de políticas públicas abrangentes, coerentes e estáveis não o tem permitido.

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Lisboa, 13 de Janeiro de 2016

Rua José Calheiros,15
1400-229 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 919 877 902 - 917 219 197
Fax: 217 552 604