NOTÍCIA

Jovens Europeus reúnem-se em Budapeste para discutir políticas de família na UE

publicado a 15/02/2016

Durante os dias 12 a 14 de Fevereiro teve lugar em Budapeste um encontro europeu de jovens europeus que contou com a presença de 50 participantes, de 15 nacionalidades diferentes, entre as quais, a portuguesa. O European Youth Weekend (EYW) tinha como tema “Family matters” (“A família importa”) e decorreu juntamente com outras atividades, no âmbito do Dia da Família, na Hungria.

O evento foi organizado pela Confederação de Famílias de Bacia dos Cárpatos, com o apoio da Confederação Europeia de Famílias Numerosas (ELFAC), com o objetivo de envolver os jovens no debate sobre a Família.

Portugal foi representado por três jovens, dois dos quais vencedores da passada edição dos Jovens Inspiradores (Tiago Franco e Dulce Frazão), na categoria dos 18-23 anos e mais um membro da equipa APFN. Os candidatos tinham de dominar bem a língua inglesa (língua oficial do encontro) e submeter 3 ensaios que foram selecionados através de um competitivo processo de candidatura.

Como futura geração de pais, estes jovens reuniram-se para discutir políticas de família, o papel dos governos, sector privado e organizações da sociedade civil no apoio a esta célula-base da nossa sociedade, e as suas expetativas e receios quanto ao futuro.

Os 50 jovens, divididos em 5 grupos, elaboraram um pacote de medidas que apresentaram numa mini-sessão de plenário, no parlamento húngaro onde foram ouvidos pela Ministra da Família e da Juventude, Katalin Novák.

Estiveram também presentes diversos membros da direção da ELFAC que ouviram as declarações finais dos jovens, com propostas concretas e inovadoras para responder à crise demográfica que a Europa atravessa.

 

Pode ver mais fotos aqui.