Português | English
ELFAC - European Large Families Confederation Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:

European

Large Families

Confederation


 

Plano + Família
APFN, Comunicado, "Legislatura nova. Vida nova?" publicado a 16/10/2009

logotipo APFN

Comunicado

Legislatura nova. Vida nova?

A APFN cumprimenta os recém eleitos e empossados deputados à Assembleia da República e deseja que, na próxima legislatura, todos trabalhem no sentido de assegurar um melhor futuro para a actual e futuras gerações.
 
Os desafios são bastante grandes, embora o maior seja o de, finalmente, se preocuparem com a (in)sustentabilidade do país enquanto sociedade, sustentabilidade fortemente ameaçada com o crescente défice demográfico. A continuar assim, coitadas das futuras gerações!
 
Para isso, é imprescindível serem tomadas medidas, desta vez a sério, à semelhança do já adoptado, com sucesso, por outros parceiros europeus, para que Portugal deixe de ser um dos raros países em que a taxa de natalidade continua a baixar.
 
A APFN recorda o estudo apresentado no passado mês de Maio, resultado de um inquérito feito à população "interessada e interessante", isto é, às mulheres em idade fértil e que pode ser consultado em http://www.apfn.com.pt/Relatorio_APFN_Numero_de_filhos.pdf.
 
A adopção de quaisquer outras medidas, mesmo sob a pomposa designação de "incentivos à natalidade", estarão condenadas a obter exactamente os mesmos resultados do obtido na anterior legislatura: a simples demonstração de ignorância, autismo e arrogância de quem as adoptou, para além dos habituais "cinco minutos de fama".
 
Daí o nosso apelo: ouçam os portugueses, olhem para os resultados obtidos noutros países, e adoptem as medidas que há muito tempo já deveriam ter sido adoptadas!
 
Sem que haja uma recuperação da natalidade, o destino das programadas "grandes obras públicas" será o mesmo que o de alguns dos "grandiosos" estádios de futebol construídos há poucos anos.
 
A APFN espera e, sobretudo, deseja que a próxima legislatura seja de recuperação do país para que a palavra "futuro" não seja riscada do léxico português, ao contrário do que uma boa parte dos "comentadores políticos" tem vindo a prever. Isto está dependente, apenas, da vontade dos novos eleitos.


16 de Outubro de 2009

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Rua José Calheiros,15
1400-229 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 919 877 902 - 917 219 197
Fax: 217 552 604