NOTÍCIA

Seminário Natalidade e Famílias Numerosas em Portugal

publicado a 18/03/2017

No passado dia 17 de março teve lugar em Viseu a 3ª edição do seminário dedicado à natalidade e às famílias numerosas em Portugal. Este evento convidou à reflexão de políticas de família e contou com a participação de especialistas de Itália e Letónia. A Presidente da APFN, Rita Mendes Correia, também marcou presença, participando na mesa redonda com o tema: “Um olhar de dentro:- Futuro das Políticas em Portugal”. O debate contou com a participação do Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes, o Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e o presidente da Confederação Empresarial de Portugal.

A APFN mais uma vez reforçou a necessidade da isenção de taxas moderadoras terem em conta o número de pessoas de cada família. “Uma pessoa que ganhe 630 euros por mês tem isenção de taxa moderadora”, mas “uma mãe de três filhos que ganhe 640 euros já não tem”, afirmou a presidente, Rita M. Correia. O ministro da saúde considerou que esta proposta “faz todo o sentido” e garantiu que a medida vai ser tida em conta na "preparação do Orçamento (de Estado) para 2018”

No dia seguinte, como já vem sendo hábito, realizou-se a 5ª edição da gala Viva a Vida, também acolhida pela cidade de Viseu, tendo o presidente Almeida Henriques, anunciado que vão ser disponibilizados livros gratuitos para todos os alunos do concelho que frequentem o 1.º ciclo, já a partir do próximo ano letivo.