Português | English
ELFAC - European Large Families Confederation Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:

European

Large Families

Confederation


 

Plano + Família
Almoço do Futuro - Coimbra publicado a 20/02/2011

Foi no passado dia 19 de Fevereiro quem em Coimbra decorreu o almoço do Futuro. Em baixo o testemunho de alguns participantes neste encontro:

 

Encontrámo-nos no Instituto Justiça e Paz, que fica junto à Universidade de Coimbra, para um almoço familiar em que estiveram presentes três gerações. Éramos ao todo 56 pessoas, entre miúdos e graúdos. Depois do almoço self-service, onde o convívio foi o mote, seguimos em direcção à Universidade de Coimbra para aí usufruir duma excepcional visita guiada à mesma. Quem não sabia, ficou a saber, que esta é uma das universidades mais antigas da Europa e do Mundo, e a mais antiga em Portugal, tendo sido fundada em 1290, pelo Rei D. Dinis. A visita iniciou-se na Sala dos Capelos, aonde têm lugar as cerimónias mais importantes da Universidade, nomeadamente a abertura solene das aulas e os doutoramentos honoris causa. Esta sala fica localizada no que antes eram os aposentos do Rei, no então Paço Real. Foram muitas as informações históricas e curiosidades, tendo as crianças presentes admirado em especial os quadros dos Reis e tendo, acerca deles, colocado algumas questões, no período dedicado às perguntas e respostas. Seguiu-se uma passagem pela Sala dos Archeiros, do Exame Privado e pela varanda que lhe fica próxima, para daí admirar Coimbra banhada pelo rio Mondego. A visita encerrou-se na Biblioteca Joanina, que deve o seu nome a D. João V, com a descoberta de alguns pormenores engraçados, em especial para os mais pequenos que os olhos do rei, na pintura ao fundo da biblioteca, nos seguem para todo o lado; que os morcegos que lá vivem são muito importantes.

 

 

Foi uma tarde bem passada, numa família alargada que já começa a tecer laços: quase todos os que participaram no encontro passado estiveram presentes, com excepções que com muita pena não puderam desfrutar do convívio, mas fizeram questão de o fazer saber, a que se juntaram mais alguns. Houve crianças que já vinham a desejar reencontrar amigos, que tinham feito no encontro anterior. Justifica-se pois plenamente a continuação destes almoços do futuro que nos permitem também partilhar preocupações, expectativas e traçar novas iniciativas.

 

 

 

(Fotografias do almoço disponíveis na área reservada a sócios.)