Português | English
ELFAC - European Large Families Confederation Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:

European

Large Families

Confederation


 

Plano + Família
APFN, Mensagem "Dia dos Avós 2011" publicado a 26/07/2011

logotipo APFN

Mensagem

Dia dos Avós 2011

 

 

- Avós, queridos Avós! Que seria de nós sem vós?

Hoje, dia dos Avós, recordamos aqui alguns testemunhos de netos que recordam os seus Avós com ternura e gratidão.

"Gosto muito de ti, Avó, porque és divertida, tens um riso alegre que eu adoro, deitas-me à noite, rezas comigo, contas-me histórias giras e fazes bolos deliciosos!"

"Gosto muito do meu Avô, porque ele me vai buscar e levar à escola, leva-me ao futebol, dá-me chocolates e ensina-me muitas coisas novas sobre o mar, a praia e aquela serra ali em cima..."

"Gosto muito dos meus avós, porque eles estão sempre contentes quando chego a casa deles e nunca estão rabugentos, não têm pressa, ajudam-me nos trabalhos da escola e nem me gritam, quando eu não percebo os problemas..."

"Gosto muito dos meus avós, porque me criaram desde pequeno, e com muitas dificuldades. Sempre os vi como o meu refúgio e a minha âncora, quando os meus pais se divorciaram e tudo parecia ir abaixo na minha vida... Hoje, que já estou na Universidade, sei que é graças a eles que aqui estou....foram que eles que me acarinharam, quando eu mais precisava e fizeram tudo por mim!"

Graças a Deus, são muitos os Avós disponíveis, com grande coração e com energia ainda, para tomarem as rédias de muitos lares à deriva, para guiarem e consolarem os netos, e lhes ensinarem as primeiras letras do abecedário da vida, vendo-se obrigados, quantas vezes, a substituírem por completo, os pais ausentes.

Em tempo de grande crise nas famílias, são frequentes os casos em que os Avós se tornam o único garante da saúde mental dos seus netos.

E também em tempo de crise económica e financeira, são muitos os Avós que se tornam o último recurso para apoiar os casais jovens, e não só, ante o fantasma do desemprego e das dívidas, em luta pela sobrevivência, porque esses Avós ainda foram educados na velha e difícil arte da poupança, que urge reaprender nos nossos dias.

A todos estes queridos Avós e a muitos outros, a APFN envia um abraço grande, amigo e reconhecido, cheio de Parabéns neste vosso Dia!

Lisboa,  26 de Julho de 2011

 

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Rua José Calheiros,15
1400-229 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 919 877 902 - 917 219 197
Fax: 217 552 604