Português | English
ELFAC - European Large Families Confederation Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:

European

Large Families

Confederation


 

Plano + Família
APFN, Comunicado "Primeiro-Ministro recebeu Associação Portuguesa de Famílias Numerosas" publicado a 17/05/2012

logotipo APFN

Comunicado

Primeiro-Ministro recebeu

Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas foi recebida pelo Primeiro-Ministro no dia 15 de Maio de 2012, Dia Internacional da Família.

Na ocasião, o Senhor Primeiro-Ministro manifestou a sua preocupação pela situação demográfica do País e a sua intenção de adoptar medidas que a invertam.

Neste contexto, o Primeiro-Ministro transmitiu a disponibilidade do Governo para indicar um interlocutor que avalie em conjunto com a APFN e até ao final de Junho próximo, algumas medidas que, no curto prazo, tenham impacto neutro no Orçamento de Estado, dada a conjuntura atual, de forte contenção das contas públicas, enquanto vigorar o programa de assistência.

O Senhor Primeiro-Ministro transmitiu, ainda, que é intenção do Governo começar também já a estudar medidas a adoptar a médio e longo prazo.

Esteve ainda presente no encontro, o Ministro da Solidariedade e Segurança Social que o Primeiro-Ministro indicou ter sobre a sua tutela a política de Família.

Durante a audiência, a APFN ofereceu o livro "100 Famílias, 100 Razões, 10 Propostas", que reune mensagens de 100 famílias que integraram a campanha que decorreu entre 1 de Janeiro e 9 de Abril de 2012 com o tema: "Quem são as famílias numerosas?" e que se encontra disponível para consulta aqui.

Com esta iniciativa, a APFN pretendeu alertar a sociedade para o longo "Inverno Demográfico" que Portugal atravessa há 30 anos e que gera no país contracção económica, desemprego, encerramento de escolas e maternidades e insustentabilidade dos sistemas de saúde e de segurança social.

Simultaneamente, a APFN reitera a sua convicção de que é possível inverter a atual tendência, tal como outros países já o fizeram, e que essa inversão constituirá, não só um contributo para o crescimento económico do país no curto prazo, como um contributo para a sustentabilidade do Estado Social no médio e longo prazos.

Lisboa, 17 de Maio de 2012

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Rua José Calheiros,15
1400-229 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 919 877 902 - 917 219 197
Fax: 217 552 604