Apostar na Família - Construir o Futuro

É hoje um dado adquirido a nível mundial que o desenvolvimento e o fortalecimento dos países passa pelo investimento na FAMÍLIA, meio natural de crescimento e educação das novas gerações, a futura população activa.

Tem vindo a ser, cada vez mais, reconhecido à FAMÍLIA um papel de actor determinante do progresso social, cultural, económico e moral.

A legitimidade de uma efectiva POLÍTICA FAMILIAR assenta no reconhecimento destes factos objectivos e não em bases puramente ideológicas.

As FAMÍLIAS NUMEROSAS reúnem, naturalmente, melhores condições de convivência, maior facilidade de relacionamento, de solidariedade e de partilha, não só no seu seio, como também no ambiente de trabalho e nas interacções que desenvolvem.

As atitudes de entreajuda, de solidariedade, de paciência, de alegria e a capacidade de esforço pessoal, de dinamismo criativo, de trabalhar em grupo, de saber contar com o positivo de cada um, são vivências constantes numa família numerosa.

A fragilização que se tem vindo a verificar nas famílias, por diversas causas, é geradora de disfunções sociais que têm acarretado gastos públicos demasiado elevados nas tentativas sectoriais e avulsas de reparação, em detrimento da prevenção.

Por outro lado, os políticos não têm dado sinais consistentes de reconhecimento à FAMÍLIA pelo valor do seu contributo para o funcionamento equilibrado e saudável da sociedade, no presente e, sobretudo, na construção do futuro colectivo.

O Princípio da SUBSIDARIEDADE, defendido pelas sociedades democráticas modernas, significa que os governos devem respeitar a FAMÍLIA e não procurar ignorá-la; devem proporcionar à Família os meios e as condições para que cada uma, na sua especificidade, cumpra as funções que lhe são próprias.

Se atentarmos que em Portugal as FAMÍLIAS NUMEROSAS representam cerca de 7,5% das famílias e contribuem em 26% para a sua juventude... quando todos reconhecem que um país a envelhecer tem um desenvolvimento comprometido...

Apostar na família é...

Fiscalidade

Educação

Habitação

Saúde

Trabalho

Transportes

Segurança Social

Constituição Portuguesa

... CONSTRUIR O FUTURO

A FAMÍLIA DÁ VOTOS

[anterior]

 

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira, Área 3, Lote1, Loja A, 1750-084 Lisboa

*Tel: 217 552 603 - 917 439 437 - 917 219 197 * Fax: 217 552 604 * apfn@apfn.com.pt