30 de Abril de 2000, Expresso

Velhos serão 33% em 2050

UM em cada três portugueses terá 60 anos ou mais em 2050 e um em cada quatro estará acima dos 80 anos, segundo estimativas recentes da Divisão de População das Nações Unidas. Hoje em Portugal há apenas 21% de pessoas com mais 60 anos (um em cada cinco) e 15% com mais de 80 anos (um pouco menos de um em cada sete).De acordo com a ONU, dentro de meio século, além de envelhecer, a população vai diminuir em praticamente todos os países da Europa, e Portugal não escapa à regra. Em 2050, em todo o continente haverá 217 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Os cenários apontados pelas Nações Unidas são considerados inevitáveis, a menos que se abram portas a uma imigração maciça ou que sejam alterados níveis europeus de fecundidade, que são dos mais baixos do mundo. Em Portugal, nascem 1,5 filhos por mulher, ligeiramente superior à média comunitária (1,45), mas muito aquém do limite considerado mínimo (2,1 filhos por mulher) para que as gerações se renovem.

O documento das Nações Unidas estima que em 2050 faltarão na Europa 159 milhões de pessoas na idade activa. A ONU defende a reforma de políticas e de programas existentes em áreas como a da idade de reforma e das políticas de imigração, nomeadamente a integração de imigrantes e seus descendentes.

[anterior]