Jornal do Centro - Viseu - 11 Abr 02
 
Direcção reúne com a câmara municipal
 
Famílias numerosas de Viseu querem tarifário da água adequado
 
    Elementos da direcção da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas reúnem hoje (dia 10) com o presidente da Câmara de Viseu para propor medidas locais de apoio à familia.
    A associação quer alargar a Viseu, politicas que já estão em vigor nalgumas cidades do país, como Coimbra e Sintra. Sintra, foi de resto, o primeiro município a aprovar uma tarifa familiar para a água que deixe de penalizar as famílias numerosas, como actualmente se verifica em quase todo o país.
Henrique Dias, delegado em Viseu da APFN, explica que o actual tarifário de água penaliza, com o agravamento das taxas, quem consome muita água. Só que se esta medida, que visa evitar o desperdício, serve o objectivo nalguns agregados, no caso de famílias numerosas é inevitável um grande consumo.
    Mas a reunião de hoje não se esgota nesta questão. A direcção da APFN vai propor ao município viseense outras medidas de apoio às famílias numerosas, nomeadamente, descontos e benefícios na utilização de equipamentos municipais, como piscinas, parques, museus e em espectáculos da responsabilidade da câmara municipal, em transportes públicos municipais, entre outros. Benefícios que já estão em vigor no município de Coimbra que, em Março de 2002, aprovou um pacote de apoios.
    A Associação Portuguesa de Famílias numerosas foi criada, em 1998, com o objectivo de defender os interesses dos agregados familiares com três ou mais filhos. No número de associados em todo o país ultrapassa os 1800, e em Viseu, situa-se na casa das duas dezenas / I.C.B   "

[anterior]