Público Online - 5 Abr 04

Durão Barroso: "Apoio dado às crianças define grau de civilização de uma sociedade"

O primeiro-ministro, Durão Barroso, afirmou hoje que o apoio que é dado às crianças e aos jovens define o "grau de civilização de uma sociedade, mais que os índices económicos", destacando a importância da família e dos primeiros anos de vida de uma criança, durante a inauguração do Centro Brazelton, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Barroso considerou ainda que a responsabilidade de ser pai ou mãe é maior que a de ser chefe do Executivo: "primeiros-ministros podemos substituir, há muitas hipóteses, mas pais e mães é mais difícil", explicou.

O Centro Brazelton surge na sequência do já existente Centro de Desenvolvimento Infantil da Clínica Universitária de Pediatria do Hospital de Santa Maria e é o primeiro a ser criado fora dos Estados Unidos, onde já existem mais de cem.

"Quem é esse bebé que os pais vão levar para casa" é a questão que os médicos e técnicos de educação vão aperfeiçoar no Centro Brazelton para que, mais tarde, possam explicar aos pais "como a sua criança reage nos problemas do dia-a-dia", explicou Gomes Pedro, director da Clínica Universitária de Pediatria.

Como reage, como comunica e como aprende a dominar-se é o que os técnicos assaram a transmitir aos pais, mas "isto exige treino", acrescentou Gomes Pedro.

O pediatra disse que, segundo o método desenvolvido por T. Berry Brazelton, desde 1973, é possível traçar "o perfil global do bebé com horas de vida". 

[anterior]