Diário de Notícias - 15 Abr 04

Deputados apoiam família tradicional

A família tradicional proporciona maior sucesso escolar e profissional, existindo também uma correlação entre a estrutura familiar e a situação de pobreza. São algumas das conclusões de um estudo de José Carlos Espada, ontem apresentado num seminário promovido pela Comissão de Trabalho e dos Assuntos Sociais, da Assembleia da República, e que levou os deputados do PSD e PS a defenderem políticas de promoção do casamento, nomeadamente a nível fiscal.

«Família e Políticas Públicas» é o título do trabalho coordenado por José Carlos Espada, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, que teve por base a realidade norte-americana. Isto por ser o país onde «a evolução da estrutura familiar tem sido estudada há mais tempo» e se verificarem, aí, as mesmas tendências demográficas e sociológicas que em Portugal, justificam os seus autores. Aumentam os nascimentos fora do casamento (22%), os divórcios mais do que duplicaram entre 1991 e 2001 e 85,5% das mães sós vivem ao nível ou abaixo do regime de sobrevivência.

O estudo defende que é nas famílias monoparentais e desestruturadas que ocorrem os maiores problemas de inserção social, o que levou os deputados a defenderem políticas em prol da família tradicional, nomeadamente a não penalização dos casais a nível fiscal.

[anterior]