Diário de Notícias - 28 de Agosto

Saber ajuda

Francisco Azevedo e Silva

A divulgação dos resultados obtidos por cada escola do secundário, em função das avaliações aos alunos durante o ano e nos exames, disciplina a disciplina, é de indiscutível utilidade a professores, pais e alunos, permitindo que a avaliação em cada estabelecimento seja feita com maturidade, sem esconder as deficiências existentes na escola. Não é possível uma avaliação honesta dos vários intervenientes no ensino quando só parte deles tem acesso ao conhecimento ou quando não é possível comparar a prestação de determinado estabelecimento com o universo em que está inserido, ou seja, com o conjunto das escolas.

O segredo não casa com quem escolheu como profissão divulgar o conhecimento e contribuir para a formação dos alunos, o secretismo desresponsabiliza e atrofia o debate. É por isso estranha a posição de alguns sindicatos contra a divulgação de dados sobre as escolas.

Uma das grandes virtudes da avaliação agora divulgada é permitir que cada escola (direcção, professores, alunos e pais) conheça, de forma sistematizada, em que áreas deverá investir para se aproximar dos estabelecimentos de melhor qualidade, evitando os enviesamentos frequentes de uma avaliação fechada, sem comparação a outras escolas. Aos alunos e encarregados de educação permite verificar a correspondência entre conhecimentos e notas de frequência, estando estas últimas fortemente inflacionadas em inúmeras escolas (inclusive em algumas "boas") conduzindo o aluno a uma falsa realidade, seja do conhecimento, seja do trabalho a realizar, com consequente penalização nos exames. Ao Ministério da Educação - com elogio à sua nova equipa por, pela primeira vez, ter divulgado os dados e com total transparência - é dada reconhecida legitimidade para actuar: no Governo, com o debate do Orçamento de Estado à porta, ficaram provadas as muitas deficiências no ensino secundário; junto dos professores, cuidando dos critérios de selecção e investindo na formação; na escola, aferindo os planos curriculares e o desempenho da respectiva direcção. 

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