Diário de Notícias - 28 de Agosto
Saber ajuda
Francisco Azevedo e Silva
A divulgação dos resultados obtidos por cada escola do secundário,
em função das avaliações aos alunos durante o ano e nos exames,
disciplina a disciplina, é de indiscutível utilidade a professores,
pais e alunos, permitindo que a avaliação em cada estabelecimento seja
feita com maturidade, sem esconder as deficiências existentes na
escola. Não é possível uma avaliação honesta dos vários
intervenientes no ensino quando só parte deles tem acesso ao
conhecimento ou quando não é possível comparar a prestação de
determinado estabelecimento com o universo em que está inserido, ou
seja, com o conjunto das escolas.
O segredo não casa com quem escolheu como profissão divulgar o
conhecimento e contribuir para a formação dos alunos, o secretismo
desresponsabiliza e atrofia o debate. É por isso estranha a posição
de alguns sindicatos contra a divulgação de dados sobre as escolas.
Uma das grandes virtudes da avaliação agora divulgada é permitir
que cada escola (direcção, professores, alunos e pais) conheça, de
forma sistematizada, em que áreas deverá investir para se aproximar
dos estabelecimentos de melhor qualidade, evitando os enviesamentos
frequentes de uma avaliação fechada, sem comparação a outras
escolas. Aos alunos e encarregados de educação permite verificar a
correspondência entre conhecimentos e notas de frequência, estando
estas últimas fortemente inflacionadas em inúmeras escolas (inclusive
em algumas "boas") conduzindo o aluno a uma falsa realidade,
seja do conhecimento, seja do trabalho a realizar, com consequente
penalização nos exames. Ao Ministério da Educação - com elogio à
sua nova equipa por, pela primeira vez, ter divulgado os dados e com
total transparência - é dada reconhecida legitimidade para actuar: no
Governo, com o debate do Orçamento de Estado à porta, ficaram provadas
as muitas deficiências no ensino secundário; junto dos professores,
cuidando dos critérios de selecção e investindo na formação; na
escola, aferindo os planos curriculares e o desempenho da respectiva
direcção.