Público - 27 de Agosto

Médias do Público e do Privado Aproximam-se

E como se comportam as escolas do público em comparação com as do privado?

Há uma grande discrepância de resultados médios? A resposta é não. A diferença, em termos globais, entre as médias registadas num e noutro sector é absolutamente insignificante. É de novo a análise da prestação dos alunos nas oito disciplinas consideradas que permite concluí-lo: nas escolas públicas, a nota média é 10,3; nas privadas, é 10,1.

Estas médias correspondem, no entanto, a distintos padrões de posicionamento na ordenação. Olhando uma vez mais para as listas, é impossível não constatar de imediato que os colégios privados marcam presença nos dois extremos: o de cima e o de baixo. Ou seja, nalguns deles obtêm-se as melhores classificações, noutros afixam-se as piores pautas.

A análise do conjunto das prestações dos alunos nos exames de Matemática, Biologia, Física, Química, Português B, Português A, Psicologia e História permite verificar que oito das dez escolas mais bem posicionadas são privadas. Por ordem decrescente, surgem: Colégio do Sagrado Coração de Maria (14,1), Externato D. Afonso V (13,9), Escola Secundária Aurélia de Sousa (13,7), Colégio Luso-Francês (13,5), Escola Técnica e Liceal Salesiana Santo António/ Estoril (13,5), Colégio Mira Rio (13,4), Colégio Moderno (13,4), Colégio Nossa Senhora do Rosário (13,3), Escola Secundária D. Filipa de Lencastre (13,1) e Colégio Oficinas de São José (com 12,9, nota obtida também pelo Grande Colégio Universal, no Porto).

Da mesma maneira, oito das 10 com notas mais baixas fazem parte do mesmo grupo das privadas. Por ordem crescente: Externato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/ Porto (5,7), Externato Portugália/ Lisboa (6,2), Externato Flor do Campo/ Loures (6,3), Externato Liceal Torre Dona Chama/ Mirandela (6,6), Instituto Vaz Serra-Soc. Cultura e Recreio/ Sertã (6,6), ILAU-Instituto Lusíada de Acesso à Universidade/ Lisboa (6,7), Escola Secundária de Carvalhais/ Mirandela (6,8), Cooperativa de Ensino de Coimbra (6,9), Escola Secundária de Castro Verde (6,9), Escola Pré-Universitária Autónoma/ Lisboa (7,0).

Por várias vezes é um privado que ocupa mais do que uma vez a posição cimeira da lista. Acontece, por exemplo, em Matemática e Física, com a Escola Técnica e Liceal Salesiana Santo António (Estoril) ou em Biologia e Psicologia, com o Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa. O contrário também se verifica e é frequente serem os colégios a ficar mais mal posicionados.

No geral, só as primeiras 320 escolas apresentam uma positiva como média das oito disciplinas. Todas as outras 294 (praticamente metade das 614) têm uma média negativa. 

[anterior]