Público - 27 de Agosto

Grandes Diferenças Entre o Exame e a Nota Interna

Não é estranho que a nota final da disciplina - aquela que o professor dá depois de um ano de avaliação - e a nota do exame não sejam exactamente iguais. O aluno não é avaliado pelo mesmo docente, pode ter estudado mais, pode não se ter aplicado, pode não ter estudado uma matéria que acaba por sair, estar doente no dia da prova, ter "uma branca"...

As hipóteses são múltiplas e dão origem a inúmeros resultados e invariavelmente o aluno sobe ou desce um ou dois valores. O caso muda de figura quando a diferença entre a média da nota de exame e a da nota interna ultrapassa os cinco valores. São 32 as escolas que se encontram nesta situação: 17 privadas e 15 públicas.

O Externato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro assegura o último lugar da lista; os seus alunos tiveram, em média, menos sete valores nos exames do que na nota interna. Existem apenas oito escolas, cinco delas privadas, onde nem os melhores alunos conseguem obter no exame uma nota superior à que tiveram na escola. O que é que isto significa? Os alunos não estavam preparados para fazer o exame? As notas internas foram inflacionadas?

Na outra ponta da lista existe apenas uma escola - o Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian, em Braga - em que a diferença entre a média do exame e a média da nota interna é ligeiramente positiva (0,1 valores), ou seja, os alunos conseguiram melhores resultados nos exames do que na escola. Será uma escola mais exigente? Na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, por outro lado, não existe qualquer alteração na nota do exame em relação à que foi dada pelos professores. Todas as restantes 619 escolas que se seguem na lista têm uma nota de exame inferior à obtida na escola.

Ainda em relação à diferença entre a nota do exame e a nota interna, na maioria das escolas (596) houve pelo menos um aluno que viu baixar a sua nota mais de 10 valores, havendo casos de 18. O contrário também aconteceu e terá surpreendido muitos alunos que tiveram até nove valores a mais no exame do que na nota interna. B.W. 

[anterior]