Diário de Notícias - 5 de
Dezembro
"Contas" com resultado pouco
positivo
A análise da literacia matemática foi feita de
acordo com três tipos de tarefas: mais
difíceis (requerem pensamento matemático criativo e intuição), de
dificuldade intermédia (requerem que os alunos juntem e processem informação),
mais fáceis (exigem apenas uma única etapa de processamento).
Neste domínio, Portugal desce um degrau na
escada do conhecimento, ficando em 28.º
lugar. Atrás de nós, só a Grécia, Luxemburgo, México e Brasil. A Espanha
está em 19.º lugar.
Basta fazer as contas: o valor máximo obtido
pelos 25 % de alunos portugueses com pior
desempenho é, mesmo assim, inferior ao da média correspondente
da área da OCDE. O menor valor que os 25 % de alunos portugueses
com melhor desempenho obtêm também é inferior ao da OCDE. Lisboa e
Vale do Tejo surge, à semelhança do que acontece relativamente à
leitura, como a região que apresenta
melhores resultados, mas com uma ressalva pouco lisonjeira:
em matemática, o valor médio obtido nesta zona do País é inferior
ao da média da OCDE.
Neste domínio, os rapazes "ganham"
às raparigas, revelando um melhor desempenho
médio no conjunto dos países analisados. Já em 15 dos países, os rapazes
têm resultados médios significativamente superiores aos das raparigas,
com grande destaque para a França.
O Japão toma a dianteira, seguido por outro
Estado asiático: a Coreia (também em
segundo lugar na leitura). A Finlândia, primeira em leitura, fica agora
em quarto.