Diário de Notícias da Madeira - 8 de Dezembro

Política familiar em debate 

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) promove, a partir das 9.30 horas, na Sala da Assembleia Municipal da Câmara do Funchal, a conferência intitulada "Família, Política Familiar e Poder Local". 
Esta iniciativa será dirigida por Fernando Castro, presidente da APFN, e contará igualmente com a participação de Fátima Aveiro, directora regional da Segurança Social, e Elizabete Albuquerque. 
Com o objectivo de promover o caderno da associação "Família e Poder Local", onde é dada uma panorâmica sobre o estado das famílias em Portugal, assim como uma apresentação da política familiar do Governo, esta conferência tem vindo a ser levada a efeito em todas as capitais de distrito. 
A APFN pretende, igualmente, com estas iniciativas, sensibilizar as autarquias para os problemas que sofrem as famílias actualmente, de modo a sugerir a utilização da política familiar definida ao nível central para canalizar verbas para os programas locais de apoio. 
Há que salientar que a associação em causa, à semelhança do que acontece em outros países europeus, foi criada no âmbito do Decreto-Lei nº 268/98 com vista à defesa dos direitos naturais, próprios e legítimos das famílias numerosas e visa obter representatividade genérica junto das entidades governamentais, assim como ser reconhecida com parceiro social. 
Deste modo, os objectivos principiais da APFN passam pela defesa dos legítimos interesses das famílias numerosas, nomeadamente em termos de matérias fiscais, habitação, saúde e educação e também pela promoção de acções de solidariedade e de apoio mútuo entre famílias. 

[anterior]