Público - 5 de Dezembro

P&R

O Que É o PISA?

Que tipo de estudo é o PISA?

O "Programme for International Student Assessment", mais conhecido por PISA, é o maior estudo internacional e sistemático feito sobre as competências e conhecimentos de jovens com 15 anos de idade em três áreas distintas. O estudo foi coordenado pelos governos dos países participantes, através da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico)

O que é que se pretende testar?

O PISA cobre três domínios: literacia em leitura, literacia matemática e literacia científica. Ao contrário do que acontece noutros estudos internacionais, não pretende testar conteúdos escolares. Tudo está feito para poder apurar até que ponto é que, concluída a escolaridade obrigatória, os jovens estão preparados para enfrentar os desafios do futuro, têm capacidade para continuar a aprender ao longo da vida e conseguem analisar, argumentar e exprimir as suas ideias. 

A primeira "leva" de testes ocorreu em Abril de 2000 e os resultados são agora divulgados. De três em três anos, haverá novos testes e novos resultados. Em cada "ciclo de avaliação", os testes aprofundam mais uma determinada área, sendo-lhe dedicada dois terços das perguntas feitas aos alunos. Neste que foi o arranque do programa, o domínio de eleição foi a leitura - é por isso que só neste domínio é que se dividiram os alunos em níveis de literacia de 1 a 5. Em 2003, será a matemática e em 2006 a literacia científica.

Quem participou nesta primeira fase?

São 32 países, 28 dos quais membros da OCDE. Na apresentação dos resultados, no entanto, a Holanda não consta da lista ordenada de países, porque a amostra foi considerada pouco fiável.

Qual é a metodologia?

Testes de caneta e papel, para serem feitos em duas horas, foram aplicados a grupos entre 4500 e 10 mil alunos em cada país. No total, foram 265 mil os jovens envolvidos. Os testes foram feitos nas respectivas escolas. Foram ainda distribuídos dois questionários: um para ser preenchido pelos directores dos estabelecimentos de ensino; outro aos próprios alunos testados, para recolha de informação de "background".

Quantos alunos fizeram os testes em Portugal?

Cerca de 4600 alunos de 148 escolas "representativas" da realidade nacional.

No que é que consistem os testes do PISA?

Os testes são uma mistura de perguntas de escolha múltipla com outras que prevêem que os jovens construam as suas próprias respostas. Os enunciados das questões remetem sempre para situações da vida real. A ideia é saber se os jovens têm uma relação inteligente com aquilo que fazem e não qual o seu nível académico.

Para que é que servem estes resultados?

Segundo a OCDE, o que se pretende é traçar o perfil dos estudantes que terminam a escolaridade obrigatória, perceber as causas e consequências dos resultados, de forma a fornecer indicadores às escolas, professores e decisores políticos que possam servir de base de trabalho. Sendo esses indicadores internacionais, e aceites pelos governos que participaram, será mais fácil o diálogo e a colaboração entre eles.

A.S.

[anterior]