Público - 10 Dez 03

Câmara de Lisboa Intervém em 130 Parques Infantis da Cidade
Por INÊS BOAVENTURA

A Câmara Municipal de Lisboa está a executar um plano de intervenção em 130 parques infantis da capital. Além da recuperação, remodelação e desactivação de espaços já existentes, vão ser criadas novas zonas de recreio em diferentes locais da cidade.

O uso indevido dos parques infantis, os actos de vandalismo a que muitos são sujeitos e a necessidade de fazer correcções face à legislação em vigor, nomeadamente em relação às condições de segurança, estão na origem das acções de recuperação. Verificar a iluminação, substituir equipamentos, recuperar pavimentos, portões e vedações são algumas das operações a efectuar. O parque infantil na Travessa da Pimenteira, em Belém, é um dos espaços onde a intervenção camarária está a ter lugar. Vai assim voltar a abrir ao público uma zona de recreio que até à passada semana estava demarcada por uma fita sinalizadora que interditava a entrada no espaço, alertando para a sua perigosidade. A renovação dos equipamentos e a limpeza dos "graffitis" estão a ter lugar neste momento.

No total, vão ser recuperadas 92 zonas de recreio em Lisboa, a maioria das quais ainda durante este ano. Um número não revelado de parques infantis vão ser desactivados, por não se justificar a sua existência ou por estarem obsoletos, como explicou Manuel Anta, assessor de imprensa de Pedro Pinto, vereador das Obras Municipais.

O investimento agora feito nos parques infantis junta-se, de acordo com Manuel Anta, a uma "constante manutenção" dos espaços. A necessidade de realizar intervenções nas zonas de recreio tem chegado ao conhecimento da câmara através de denúncias de jornalistas, de juntas de freguesia e protestos de utentes.

O gabinete do vereador Pedro Pinto salientou ainda a existência de um programa de fiscalização por zonas da cidade, levado a cabo por um técnico e um fiscal. Apontando a dificuldade em controlar actos de vandalismo nos parques infantis, maioritariamente perpetrados durante a noite, Manuel Anta diz que vai haver uma "selecção mais criteriosa dos equipamentos a utilizar", com vista a atenuar a situação.

Até ao final do ano, seis novos parques infantis vão ser criados em Lisboa. Alcântara, Benfica, Santa Maria dos Olivais, São Paulo e Nossa Senhora de Fátima são as freguesias contempladas. De acordo com Manuel Anta, a existência de "potenciais utentes" e solicitações das juntas de freguesia estão na origem da construção das novas áreas de recreio.

[anterior]