Público - 25 Fev 04

Empresas Fazem Análises a Candidatos a Emprego
Por C.G.

Tanto empresas como sindicatos e organizações patronais consideram que a realização de exames antes da contratação de um trabalhador tem "o papel positivo de demover os consumidores de droga e de álcool de se candidatarem a um emprego na organização".

Quase 60 por cento diz usar análises para avaliar candidatos a emprego, sendo que em 46 por cento das empresas a admissão foi recusada após resultado positivo. Em 62 por cento das respostas os inquiridos afirmam que as organizações que representam fazem análises a todos os candidatos, 38 por cento fazem variar a realização de análises consoante os cargos e funções a desempenhar. Em mais de 90 por cento dos casos, os resultados são comunicados ao candidato. As análises fazem parte do exame médico em 54 por cento das respostas.

Nos trabalhadores das empresas é o álcool que mais motiva as análises - 64 por cento dos gestores fazem-no "aleatoriamente para todos os trabalhadores", 57 por cento fazem-no "na sequência de acidentes/incidentes, quando requerido" ou "por preocupação de gestão ou suspeita de trabalhadores individualizados". Os representantes das organizações dizem que foram examinados 12.400 trabalhadores nos últimos 12 meses.

[anterior]