Público - 2 Fev 07

 

ESEG premeia os melhores alunos já neste ano lectivo

 

Quem conseguir uma média superior
a 15 valores pode
ver as propinas reduzidas ou mesmo devolvidas

A Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG), do instituto politécnico local, anunciou que vai premiar os alunos que obtenham este ano lectivo uma média final acima dos 15 valores, com a redução ou reembolso das propinas. Segundo o presidente do conselho directivo da ESEG, Joaquim Brigas, a decisão tem por objectivo "incentivar e estimular os bons alunos para um desempenho de excelência".
Todos os estudantes que obtenham entre 15 e 17 valores de média final de ano serão reembolsados pela ESEG com 50 por cento do valor das propinas, enquanto aos alunos com uma média igual ou superior a 17 valores será devolvido o total das propinas, adiantou a mesma fonte. Para que os alunos possam ser protagonistas do reconhecimento de mérito e excelência, implica que "tenham todas as cadeiras feitas do respectivo ano e que não haja qualquer disciplina em atraso de anos anteriores", referem ainda os promotores da iniciativa.
O presidente do conselho directivo da escola explica que propôs esta medida com o intuito de "promover uma maior competitividade" entre os estudantes e por considerar que esta é "a melhor forma de ter sucesso na cada vez mais competitiva sociedade actual". O responsável aponta ainda que a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) não poupa nas exigências para com o ensino superior, e defende, por isso, a necessidade de "preparar os alunos para os enormes desafios que hão-de vir". Joaquim Brigas reconhece que a medida que é aplicada no âmbito das comemorações dos 20 anos da ESEG também implica "um maior empenho" do corpo docente da instituição.
A ESEG está integrada no Instituto Politécnico da Guarda e no ano lectivo de 2006/2007 possui cerca de 1100 alunos. Lecciona cursos de Desporto, Animação Sócio-Cultural, Comunicação e Relações Públicas, Comunicação e Relações Económicas, Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Música. PÚBLICO/LUSA