Diário de Notícias - 28 Jan 03

Domingo negro nas estradas continentais
PAULA SANCHEZ

Bastou o regresso do tempo seco e do calor para convidar milhares de pessoas a um passeio domingueiro pelas estradas do País. Os números da sinistralidade rodoviária mostram, porém, como um simples passeio se pode transformar em tragédias sucessivas. No domingo morreram 11 pessoas nas estradas do continente e 139 ficaram feridas, dez com gravidade.

O último domingo de Janeiro foi um dos piores dias dos últimos anos nas nossas estradas, sem que houvesse notícia de um grande acidente. Para 269 sinistros registados pelas patrulhas da GNR, o índice de gravidade de cada desastre foi muito elevado.

Mas domingo foi também um dos dias da última semana em que a BT da GNR exerceu maior número de fiscalizações, encontrou mais condutores em excesso de velocidade e alcoolizados. Embora tivesse sido também dos dias com menor registo de contra-ordenações graves, as manobras perigosas muito graves ascenderam a 89 (o valor diário mais alto de Janeiro). Estes registos permitem facilmente concluir que existe uma grande propensão para efectuar manobras muito perigosas, mesmo em dias de grande afluência de tráfego nas estradas.

Na conjunto semanal, e além do levado número de acidentes e vítimas, houve um aumento dos condutores alcoolizados (119 detidos) e das infracções por excesso de peso. Por outro lado, continua a ser impressionante o número de condutores e passageiros que persistem em conduzir sem cinto de segurança, não obstante todas as recomendações, alertas e a própria punição pecuniária associada a tal conduta.

Ainda o ano vai no seu início e o registo é, de facto, preocupante: mais acidentes e mais mortos que em idêntico período de 2002. E se pensarmos que o ano passado já fora pior que 2001, percebemos que estamos muito longe de adquirir alguma tranquilidade em matéria de prevenção rodoviária.

CIDADES. Acompanhando a desgraça nas estradas, também nas áreas urbanas, principalmente nas duas áreas metropolitanas, a PSP não teve mãos a medir. Em relação à semana anterior, aumentaram os acidentes (mais duas centenas), os mortos (mais três) e os feridos graves (mais quatro). O único indicador positivo da estatística da Polícia verificou-se com a diminuição de 42 feridos ligeiros. Em quase sete mil acidentes de viação ocorridos dentro das localidades, já morreram este ano 15 pessoas, quase uma centena ficou gravemente ferida. No interior das localidades os feridos ligeiros já ultrapassam um milhar.

Na última semana, a PSP contou três vítimas mortais na cidade de Lisboa e duas no Porto.
 

[anterior]