Público Online - 28 Jan 04

Governo prevê encerrar mais de 200 escolas do 1º ciclo no próximo ano lectivo
Falta de alunos encerra vinte escolas do distrito de Castelo Branco

Vinte escolas do primeiro ciclo do ensino básico do distrito de Castelo Branco vão fechar no próximo ano lectivo devido ao baixo número de alunos, informou hoje o coordenador do Centro da Área Educativa (CAE) local.

Segundo José Alberto Duarte, aquelas escolas são actualmente frequentadas, no total, por 69 alunos. No concelho do Fundão serão encerradas dez escolas, actualmente com 35 alunos, enquanto nos concelhos da Covilhã e da Sertã serão fechadas três escolas em cada um, frequentadas, respectivamente, por 13 e 12 alunos.

Nos concelhos de Castelo Branco e Proença-a-Nova serão encerradas duas escolas, noticia a Lusa.

Um despacho da Secretaria de Estado da Administração Educativa (SEAE), publicado em Fevereiro de 2003, indica que as áreas da direcções regionais de Educação do Norte e do Centro são as mais afectadas pela diminuição de estudantes, uma tendência que se verifica desde meados dos anos 80. Na lei diz-se que "sempre que uma escola deixar de ter uma frequência superior a dez alunos, será o funcionamento da mesma suspenso, salvo casos excepcionais".

O Governo anunciou no ano passado que no próximo ano lectivo 2004/2005 vão encerrar mais de 200 escolas do primeiro ciclo por falta de alunos. Dados do Ministério da Educação relativos a 2001/02 indicam que praticamente 30 por cento (2420) das 8326 escolas do 1º ciclo eram frequentadas por menos de 11 meninos. Há concelhos do país, como Pampilhosa da Serra, Mogadouro ou Sabugal, onde essa percentagem ultrapassa os 80 por cento.

[anterior]