Diário de Notícias - 1 de Junho

AACS analisa informação

Organismo regulador vai emitir um parecer sobre "questão da interpenetração entre a prática jornalística e peças que noticiam "reality shows". E propõe auto-regulação também neste domínio

Susete Francisco

"REALITY SHOWS". Alta Autoridade, SIC, TVI e RTP debatem, na próxima semana, questões relativas a estes formatos

A Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) quer promover um acordo de auto-regulação na área informativa, no sentido de evitar a extensão aos noticiários de peças relativas a reality shows. Sobre a mesma questão, a instância reguladora prepara também uma tomada de posição que, segundo Artur Portela, presidente em exercício da AACS, deverá ser apresentada em breve.

Reunida ontem em plenário, a AACS aprovou por unanimidade um comunicado, no qual afirma que "a questão da interpenetração entre a prática jornalística e peças que noticiam os reality shows, nomeadamente em termos de ética e deontologia do jornalismo", tem vindo a ser alvo de estudo do organismo. Uma análise que tem passado por encontros com jornalistas, representantes patronais e académicos, e que se traduzirá numa tomada de posição da AACS.

Segundo Artur Portela, a possibilidade de um acordo de auto-regulação tem também vindo a ser colocada aos interlocutores deste processo, mas o eventual êxito desta iniciativa não impedirá um parecer da AACS.

Também com os reality shows como pano de fundo, a Alta Autoridade iniciou ontem contactos com as operadoras televisivas, no sentido de alcançar um acordo de auto-regulação que evite excessos nas emissões destes formatos.

Segundo Artur Portela, a SIC - representada pelo presidente do conselho de administração, Francisco Pinto Balsemão e pelo director do canal, Emídio Rangel - manifestou "o desejo de encontrar um caminho para resolver problemas envolvendo os reality shows". Igual disponibilidade, diz o responsável da AACS, foi manifestada por Miguel Paes do Amaral, presidente da Media Capital, empresa proprietária da TVI. Quanto à exigência de Paes do Amaral, que condicionou a aceitação de um acordo à revisão de uma situação que qualifica de acesso privilegiado da SIC à TV Cabo, Artur Portela afirma que a relação entre as estações televisivas e a TV Cabo é um assunto que tem vindo a ser considerado pela AACS. Um processo que "deverá continuar", mas sem qualquer relação com o acordo relativo aos reality shows. Um processo que terá continuidade na próxima semana, com a realização de uma reunião conjunta entre a AACS, a SIC, TVI e RTP.

[anterior]