Reconquista - 29 Mai 03

Dia internacional da Família
Família numerosa, família unida

As famílias numerosas são mais estáveis que as famílias com um ou dois filhos. Essa é a opinião da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, que no passado dia 15 de Maio, assinalou o Dia Internacional da Família com colóquios em 21 pontos do País. Castelo Branco discutiu o tema + famíli@ - um investimento com futuro.

"As famílias numerosas são mais estáveis. Facto que garante aos seus filhos o direito universal de serem educados por pai e mãe". A opinião é da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, que no Dia Internacional da Família recordou que em "Portugal existem 345 mil famílias numerosas, o equivalente a dois milhões de portugueses". No serão nacional da família, realizado, em simultâneo, nas 21 delegações distritais da Associação, aquele e outros temas foram discutidos e analisados.
O crescente número de divórcios, a redução do número de casamentos, a reduzida taxa de natalidade e consequente envelhecimento da população, levaram aquela Associação a assinalar o Dia Internacional da Família com uma iniciativa marcante. Em Castelo Branco, Rita Horgan falou sobre o tema Um Investimento com Futuro, num colóquio realizado no auditório do Instituto Português da Juventude, onde os problemas que afectam as famílias numerosas foram mais uma vez focados.
O desafio lançado, no passado dia 15, pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas teve em conta outros factores importantes. De acordo com aquele organismo, no ano 2002, o número de divórcios foi de cerca de 27 mil, originando mais de "40 mil órfãos de pais vivos, que se juntam às mais de 25 mil crianças nascidas fora do casamento".
Tal como a Associação que representa, Teresa Caldeira considera que uma família numerosa é mais unida. "Quando há mais filhos, há mais proximidade entre a família", diz, para depois esclarecer que uma família é considerada numerosa quando tem, pelo menos, três filhos. "O número médio para haver renovação de gerações é 2,1 filhos por cada mulher fértil, pelo que acima dos dois filhos a família é considerada numerosa".
De referir que os sócios da Associação são de todos os extractos sociais. Com a sua sede quase garantida, a delegação de Castelo Branco vai permanecer aberta todos os dias, de forma a poder dar apoio aos seus associados.

[anterior]