Público - 11 Mai 05

4º ano Mais respostas certas a Matemática do que a Língua Portuguesa

Língua Portuguesa
Numa das perguntas, era apresentado um anúncio com o calendário de actividades de um parque biológico. Os alunos deveriam indicar em que dia do mês poderiam participar no percurso botânico guiado. Mais de metade (54 por cento) não conseguiram fazê-lo - houve 47 por cento de respostas erradas e 7 por cento em branco

A pergunta que pedia para assinalar os nomes de uma lista que estavam no grau diminutivo obteve uma ínfima percentagem de respostas certas: quatro por cento
Só 13 por cento dos alunos utilizam a pontuação de forma adequada

Não vai além de 15 por cento a percentagem dos que "redigem um texto com estrutura bem definida, segmentam as unidades de discurso e usam processos variados de articulação interfrásica, revelando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual"

Matemática
O número mais elevado de alunos com resultados no nível zero situa-se nos exercícios de geometria que impliquem resolução de problemas (56 por cento)

Quando a mesma competência é cruzada com o domínio dos números e cálculo, sobe para 62 por cento a percentagem de respostas correctas

Globalmente, é sublinhado "o facto de mais de metade dos alunos apresentarem um bom nível de desempenho nas competências de conhecimento de conceitos e procedimentos e de raciocínio"

[anterior]