Rádio Renascença - 14 Mai 05                                              OIÇA A NOTÍCIA

 

Estudo: Pais portugueses são dos mais trabalhadores

Um estudo de duas sociólogas da Universidade Católica revela que os pais portugueses estão entre os que mais trabalham na Europa.

O estudo, que analisou as políticas familiares em 15 países europeus entre os anos de 1990 e 2004, será apresentado este sábado durante o 2º Serão Nacional da Família.

Os resultados não surpreendem: educar um ou vários filhos é uma tarefa mais difícil nos países do sul da Europa do que na parte norte.

Portugal e Dinamarca são os dois países em que as mulheres trabalham mais a tempo inteiro, mas as semelhanças terminam aqui, diz Joana Vaz Pereira, uma das autoras deste estudo.

"A Dinamarca é um país que tem imenso apoio a nível de estrutura de guarda de crianças, uma coisa que Portugal necessita de fomentar", afirma Joana Vaz Pereira.

Já o presidente da Associação Nacional das Famílias Numerosas sublinha que os resultados deste estudo não são, propriamente, uma surpresa e lamenta a inacção dos vários Governos.

"A política de família em Portugal não existe e temos os nossos governantes muito preocupados com a Segurança Social, que não vai haver dinheiro para reformas, mas eles não estão a fazer nada pelos casais com filhos", diz Fernando Castro.
 
O Dia Internacional da Família é assinalado no domingo, mas Fernando Castro lamenta que, em Portugal, não haja motivos para comemorar.

O presidente da Associação Nacional das Famílias Numerosas manifesta-se também  pouco optimista quanto à acção do actual Governo.

[anterior]