Jornal de Notícias - 15 Mai 05

 

Famílias monoparentais são as que mais trabalham
pedro correia

 

Portugal é um dos países da União Europeia onde as famílias monoparentais mais trabalham a tempo inteiro, o que as obriga a recorrerem a serviços de guarda das crianças, criando-lhes sentimentos de culpa. Estes dados foram apresentados ontem durante o II Serão Nacional da Família, promovido pela Associação Nacional de Famílias Numerosas (ANFN) para assinalar o Dia Internacional da Família, que se comemora hoje.

Segundo aquele estudo comparativo, Portugal, Finlândia e França são os três países da União Europeia (antes do alargamento a Leste) em que os pais de famílias monoparentais mais trabalham em regime de full-time. Para estes pais, segundo refere a agência Lusa, a flexibilidade do horário de trabalho pode ser um elemento amigo, mas também inimigo da família. Quando os salários são mais baixos essa flexibilidade torna-se inimiga, uma vez que pode significar dificuldade de acesso ao trabalho.

Durante o Serão da Família a ANFN reclamou políticas de família que apontem para incentivos fiscais, como a aplicação da taxa mínima do IVA para os produtos essenciais, a estabilidade dos manuais escolares, ou o pagamento de taxas moderadoras diferenciadas.

[anterior]